segunda-feira, 28 de agosto de 2017




A Tecnologia a serviço da inclusão na educação


                São muitos os aplicativos no mercado para auxiliar alunos, pais e professores a deixar o aluno com alguma deficiência ou problema cognitivo totalmente inserido no ambiente escolar. Como por exemplo:
1 ProDeaf- aplicativo para smartphone que captura a voz do usuário e converte para libras;
2 Clapp-in – aplicativo que indica os melhores caminhos para os deficientes físicos;
3 Tandera – aplicativo para deficiente visual que identifica cédulas de dinheiro;
4 Hearing Aid – aplicativo que alerta deficientes auditivos sobre a situação de emergência, como ambulâncias, bombeiros, policia, alarmes... Cada situação pode ser customizada para que o usuária saiba como agir.
5 Aramumo – aplicativo que auxilia pessoas com dislexia.
6 DDReader – aplicativo que faz leitura de livros digitais.
                Como podemos observar podemos perceber que a tecnologia está trabalhando e mostrando novidades a todo o momento para melhorias na inclusão nas escolas e na sociedade.
                A proposta hoje é utilizar o aplicativo ProDeaf para alunos de quarto ano que apresenta deficiência auditiva, o aluno receberá um tablete para acompanhar toda a explicação do professor pelo aplicativo, sendo assim ele conseguirá interagir com o professor, tirando eventuais dúvidas. O aplicativo apresenta um avatar que traduz simultaneamente o que o professor fala para a língua de sinais, a ferramenta apresenta uma boa compreensão da fala o que ajuda muito na tradução.
O principal objetivo é fazer com que o deficiente auditivo participe de todo processo de aprendizagem, sem levar em consideração que com a utilização dessa tecnologia as demais crianças também terão interesse em aprender a língua de sinais ajudando diretamente na inter-relação entre todos os alunos, fazendo com que o aluno de inclusão se sinta totalmente inserido na comunidade escolar.
                A tecnologia está com muitas possibilidades para ajudar a aprendizagem de todos, porém o maior problema ainda é o valor dessas novidades. Temos diversos aplicativos gratuitos, todavia, o custo dos dispositivos ainda é muito elevado para muitos brasileiros.
                A professora do quarto ano da escola municipal que recebeu o tablet afirmou que: “ após o recebimento do aparelho a aluna passou a mostrar mais segurança, confiança em participar das aulas”.
                Já a aluna demostra euforia ao utilizar o aparelho durante as aulas, afirma que ajuda muito o aprendizado, que “todos querem aprender a língua de sinais”, isso deixa ela satisfeita em conseguir ensinar seus amigos. Aguarda ansiosamente o momento em que o aparelho será liberado para levar para casa. O aparelho cedido a aluna no momento só pode ser usado no ambiente escolar.
                A aluna aparenta, portanto, maior integrada às atividades do colégio e aos seus colegas de sala, além de aumentar o interesse dos alunos de aprender a língua de sinais.

                A aluna de 10 anos consegue claramente mostrar as vantagens do aplicativo e da tecnologia na inclusão escolar, todavia, se por um lado as ferramentas ou são gratuitas ou oferecidas por um custo razoável, infelizmente, ainda faltam recursos financeiros à todos, afinal, os equipamentos são muito onerosos atualmente, distantes da realidade financeira de muitos.

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