A Tecnologia a serviço da inclusão na
educação
São
muitos os aplicativos no mercado para auxiliar alunos, pais e professores a
deixar o aluno com alguma deficiência ou problema cognitivo totalmente inserido
no ambiente escolar. Como por exemplo:
1 ProDeaf- aplicativo para
smartphone que captura a voz do usuário e converte para libras;
2 Clapp-in – aplicativo que
indica os melhores caminhos para os deficientes físicos;
3 Tandera – aplicativo para
deficiente visual que identifica cédulas de dinheiro;
4 Hearing Aid – aplicativo que
alerta deficientes auditivos sobre a situação de emergência, como ambulâncias,
bombeiros, policia, alarmes... Cada situação pode ser customizada para que o
usuária saiba como agir.
5 Aramumo – aplicativo que
auxilia pessoas com dislexia.
6 DDReader – aplicativo que faz
leitura de livros digitais.
Como
podemos observar podemos perceber que a tecnologia está trabalhando e mostrando
novidades a todo o momento para melhorias na inclusão nas escolas e na
sociedade.
A
proposta hoje é utilizar o aplicativo ProDeaf para alunos de quarto ano que
apresenta deficiência auditiva, o aluno receberá um tablete para acompanhar
toda a explicação do professor pelo aplicativo, sendo assim ele conseguirá
interagir com o professor, tirando eventuais dúvidas. O aplicativo apresenta um
avatar que traduz simultaneamente o que o professor fala para a língua de
sinais, a ferramenta apresenta uma boa compreensão da fala o que ajuda muito na
tradução.
O principal
objetivo é fazer com que o deficiente auditivo participe de todo processo de
aprendizagem, sem levar em consideração que com a utilização dessa tecnologia
as demais crianças também terão interesse em aprender a língua de sinais
ajudando diretamente na inter-relação entre todos os alunos, fazendo com que o
aluno de inclusão se sinta totalmente inserido na comunidade escolar.
A
tecnologia está com muitas possibilidades para ajudar a aprendizagem de todos, porém
o maior problema ainda é o valor dessas novidades. Temos diversos aplicativos
gratuitos, todavia, o custo dos dispositivos ainda é muito elevado para muitos
brasileiros.
A
professora do quarto ano da escola municipal que recebeu o tablet afirmou que:
“ após o recebimento do aparelho a aluna passou a mostrar mais segurança,
confiança em participar das aulas”.
Já
a aluna demostra euforia ao utilizar o aparelho durante as aulas, afirma que
ajuda muito o aprendizado, que “todos querem aprender a língua de sinais”, isso
deixa ela satisfeita em conseguir ensinar seus amigos. Aguarda ansiosamente o
momento em que o aparelho será liberado para levar para casa. O aparelho cedido
a aluna no momento só pode ser usado no ambiente escolar.
A
aluna aparenta, portanto, maior integrada às atividades do colégio e aos seus
colegas de sala, além de aumentar o interesse dos alunos de aprender a língua
de sinais.
A
aluna de 10 anos consegue claramente mostrar as vantagens do aplicativo e da
tecnologia na inclusão escolar, todavia, se por um lado as ferramentas ou são
gratuitas ou oferecidas por um custo razoável, infelizmente, ainda faltam
recursos financeiros à todos, afinal, os equipamentos são muito onerosos
atualmente, distantes da realidade financeira de muitos.
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