quinta-feira, 24 de agosto de 2017

INCLUSÃO DIGITAL E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO
Por :Andreia Pereira, RU 1074461, Denise Bianco Zavati, Ru 1070135, Josiane Aparecida Manera Vidal, Ru 1064012, Márcia Aparecida Fedalto, Ru 1071197.
Polo – Campo Largo
Data: 21/08/2017


Fonte: Portal da Educação

A tecnologia contribui de forma precisa nas mais diversas áreas. No dia a dia do ser humano, ela tem modificado a maneira da sociedade se comportar, agir, pensar, estudar, trabalhar, relacionar, enfim, criar. Assim, podemos citar que a tecnologia é incluída com grande receptividade, tornando o cotidiano mais prático e organizado.
Na educação, o movimento da inclusão, aqui entendido como a garantia de acesso, permanência e sucesso da criança com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação, pode ser um diferencial para a educação de todas as crianças. A presença desta criança na sala regular tem exigido um conjunto de estratégias e procedimentos de ensino.
Com o objetivo de apoiar o tratamento multidisciplinar de pacientes com o Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), um professor no Brasil cria o aplicativo Life Coach. O app é uma ferramenta desenvolvida especializado em TDAH e que funciona como suporte cotidiano para o acompanhamento do tratamento, auxiliando a administrar da melhor forma o transtorno.
Esse aplicativo pode ser utilizado por crianças a partir dos 4 anos, jovens e adultos e, é possível que a criança registre objetivos a serem alcançados em seu dia a dia, como a realização de simples atividades pessoais como arrumar o quarto, ter horário para estudar etc. A ideia é que pontos sensíveis para quem tem TDAH sejam trabalhados e que uma rotina seja estabelecida, já que essa pode ser uma das dificuldades causadas pelo transtorno, assim como hiperatividade e desatenção.Esse aplicativo pode ser utilizado nas disciplinas de Educação Física e Artes, permitindo trabalhar com a concentração no que querem focar. Dessa forma, aprendem a trabalhar e construir uma estrutura a partir do que querem, começam a fazer novas escolhas e criar novos hábitos comportamentais, reduzindo em alguns casos a paralisia comportamental, construindo uma ponte entre o local onde o aluno está (“estado atual”) e aonde ele quer chegar (“estado desejado”). Esse método proporciona a valorização da criança, enquanto pessoa, e direciona a utilização da imaginação criativa, visando o desenvolvimento da educação subjetiva. Este programa é pioneiro e envolve novos enfoques da pedagogia, estando intimamente ligado ao desenvolvimento integral das técnicas utilizadas, adaptadas a faixa etária a partir dos 6 - 7 anos. Caracteriza-se por canalizar a energia da criança de forma lúdica e agradável insistindo no desenvolvimento imaginativo e permitindo o desenvolvimento do potencial mental. A criança possibilita a reciclagem da experiência, desde que haja disponibilidade de espaço e através do desenvolvimento da “imagery” (visualização, imaginação) e do relaxamento. A criança aprende a lidar com o stress, manter uma excelente saúde, eliminar medos imaginários, bem como tensões, superar hábitos indesejáveis, desenvolver a auto-imagem positiva, reforçar auto-confiança de forma a promover uma autoestima elevada. Além disso, aprende a utilizar imagens mentais, que a ajudarão a obter uma maior concentração, raciocínio e memória, entendimento superior e, consequentemente, melhor aprendizagem. As técnicas para estudar com maior eficácia são a parte importante deste aplicativo, tornando o estudo uma atividade prazerosa. O programa oferece soluções efetivas para os problemas da idade e desenvolve recursos para um constante crescimento, respeitando a liberdade de pensamento tendo como desvantagem o uso inadequado aos processos de super aprendizagem.
Quando um aluno é incluído digitalmente, ele estará inserido a sociedade da informação de modo a evitar a exclusão social, pelo uso das tecnologias de informação e comunicação, tendo direito ao livre acesso à informação. Para apresentarmos a conceitualização de inclusão digital, a dimensão da proposta de inclusão, citamos as palavras de Teixeira onde ressalta que o alargamento do conceito de inclusão digital para uma dimensão reticular, caracterizando-o como um processo horizontal que deve acontecer a partir do interior dos grupos com vista ao desenvolvimento de cultura de rede, numa perspectiva que considere processos de interação, de construção de identidade, de ampliação da cultura e de valorização da diversidade, para que apartir de uma postura de criação de conteúdos próprios e de exercícios de cidadania possibilite a quebra do ciclo de produção, consumo e dependência tecnocultural.
Cabe aos educadores incentivar e participar destas iniciativas para inteirar a escola no mundo informatizado.



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