quinta-feira, 17 de agosto de 2017


ARAMUMO AUXILIANDO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
Mariane Sabim
Pedro Antonio de Souza
Polo – Campo Largo

Data 09/08/2017

A tecnologia está trazendo benefícios para o desenvolvimento de crianças com transtornos  TDAH, dislexia, disgrafia, entre outros.

O Aramumo foi desenvolvido para auxiliar de maneira lúdica crianças com dislexia, mas hoje é utilizado como uma ferramenta de apoio escolar para ajudar em vários tipos de transtornos. Para crianças que estão na fase de alfabetização. Esse aplicativo foi desenvolvido em parceria com a ITABITS e o instituto ABCD. E programado por Márcio Paiva e Eric Muxagata.
O Aramumo é um aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente pelo Google play ou Play store do celular ou tablet.
Como ferramenta pedagógica o jogo é bem visto tanto pelos profissionais de educação, quanto pelos profissionais da saúde como os psiquiatras, psicólogos e terapeutas.
Dentro de sala de aula o professor pode disponibilizar esse recurso para todos os alunos, independente se o aluno possui ou não um  transtorno.
Pode ser utilizado na disciplina de língua portuguesa,  pois  o jogo é de formação de palavras, e em forma de cruzadinha.
É interessante, pelo fato da criança ter que juntar as sílabas, para formar as palavras ou frases solicitadas pelo próprio jogo. Como isso todos  os alunos conseguiram  perceber o som das sílabas e como acontece a formação das palavras. E para alunos com transtornos, como por  exemplo o déficit de atenção e hiperatividade esse pode ser um bom instrumento pedagógico, para despertar a atenção dos aluno.
Esse jogo é indicado para alunos de 6 aos 10 anos, ou que estejam na fase de alfabetização, iniciando a leitura.


O objetivo principal do aplicativo é auxiliar na aprendizagem e na alfabetização de crianças com dislexia e outros distúrbios de forma lúdica e divertida.
As vantagens dessa tecnologia  está na facilidade e no baixo custo de adquirir esse jogo, visto que é algo educativo, lúdico e colorido o que chama a atenção das crianças.  O jogo é composto de fases, a cada fase concluída, o nível de dificuldade aumenta.
Nem tudo é perfeito, a desvantagem é que o Aramumo, é um jogo que não salva as fases já passadas, então cada vez que a criança inicia o jogo, começa tudo de novo, não tem como iniciar de onde parou.
Não temos dúvida que a tecnologia já está contribuindo para a melhoria da aprendizagem, da socialização e da acessibilidade para todos, sem exclusão. Basta sabermos aproveitar os aplicativos da melhor forma possível.     






   


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