sexta-feira, 25 de agosto de 2017

DOSVOZ: tecnologia para inclusão no ambiente escolar

Por: Ivone Kulka, RU1028862 
Polo Campo Largo - PR 
Postado em: 25 de agosto de 2017


Hoje quando falamos de acessibilidade logo vemos que o avanço tecnológico ajuda muito no surgimento de novas tendências na área da educação, onde alunos podem aprender em qualquer lugar e no horário que preferirem. Para que isso funcione é preciso que o professor se torne uma ponte entre a tecnologia e a educação gerando para a sociedade um olhar positivo sobre essa nova forma de ensinar. 

Essa tecnologia já vem auxiliando várias pessoas, por exemplo, uma aluna com deficiência visual que está concluindo seus estudos graças a dedicação de professores comprometidos com a educação que utilizam da tecnologia a seu favor para ensinar. 

A aluna mencionada no exemplo foi entrevistada recentemente, porém preferiu manter sua identidade anônima e para explicar o processo de aprendizado iremos chama-la de Maria. Maria tem 17 anos e está no segundo ano do ensino média do Colégio Estadual José Bonifácio localizado no município de Campo Largo – PR. Maria não nasceu cega, porém adquiriu uma infecção grave no nervo ótico e após passar por várias cirurgias e tratamentos que não foram eficazes, começou a perder sua visão lentamente e dia após dia foi diminuindo sua capacidade de enxergar as coisas, hoje Maria só vê vultos. Maria também tem outra dificuldade a ser superada, que é não saber ler e nem escrever em braile. O processo de aprendizado do braile para pessoas que já nascem sem visão é bem mais fácil do que para pessoas que já enxergaram e perdem a visão com o tempo. O método então escolhido pelos professores para ensinar Maria é o seguinte, tudo é escrito no quadro e lido em voz alta para que ela possa ouvir e assim no final ela pode tirar uma foto do quadro com seu celular para que em sua casa possa aprofundar seus conhecimentos com ajuda da sua mãe que faz a leitura das fotos tiradas por Maria. Para melhorar ainda o aprendizado, toda a matéria é enviada por e-mail para Maria que por sua vez com auxílio do sistema DOSVOZ, todas as informações contidas no e-mail são lidas pelo sistema e transformadas em áudio, assim todo conteúdo é transmitido de forma eficaz. Maria tem consciência de que se não existisse o avanço tecnológico e o desenvolvimento desse sistema não teria condições de continuar seus estudos. Maria não para por aí, após terminar o ensino médio quer fazer uma graduação em massoterapia. 

A acessibilidade tecnológica foi desenvolvida para ajudar pessoas como Maria, que pode contar com um sistema desenvolvido para deficientes visuais. O sistema DOSVOX se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando o uso de computadores por deficientes visuais. Ele foi desenvolvido pela Faculdade do Rio de Janeiro pelo Doutor e Professor Antônio Borges. Dedicado unicamente a desenvolver e criar programas tecnológicos de acessibilidade também desenvolveu outro sistema chamado Micro Fênix que auxilia pessoas tetraplégicas, onde permite que a comunicação seja feita com o reconhecimento dos sons da voz que são transportados para um teclado virtual. Por ironia do destino este sistema foi desenvolvido para sua esposa que era médica e ficou tetraplégica depois de uma cirurgia.

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