PARA SE COMUNICAR BASTA
ACESSAR
Por Silvani Lenir Hirsch Wendland
Polo – Campo Largo
Data 23/08/2017
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A
tecnologia assistiva é uma área do conhecimento que tem como objetivo promover
a funcionalidade, relacionada a atividade e participação, de pessoas com
deficiência, visando sua autonomia. Para que isso ocorra temos um incrível
aplicativo chamado ProDeaf desenvolvido pela UFP(Universidade Federal de
Pernambuco) criado em 2010. O ProDeaf é um conjunto de softwares capazes de
traduzir texto e voz de português para Libras com o objetivo de permitir a
comunicação entre surdos e ouvintes. Este aplicativo está revolucionando a
inclusão de alunos com deficiência auditiva no Colégio Estadual Rio Branco em
Curitiba, onde dois alunos do primeiro ano do ensino médio utilizam o recurso
em sala de aula por meio do celular.
A
educação inclusiva bem como a tecnologia é resultado de uma sociedade que se mantém
em evolução e mudanças nos paradigmas sociais, por isso, a importância do
educador e demais mediadores de ideias é dar espaço a este novo campo do saber
e em especial as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) que
trazem valores e benefícios.
De
acordo com o Censo 2010 do IBGE, existem mais de 10 milhões de deficientes
auditivos, grande parte desta população utiliza Libras como sua língua
principal e muitas vezes possuem apenas um conhecimento básico da língua
portuguesa. Por isso a importância de se estabelecer um canal de comunicação
com esta grande parcela da população através de ferramentas de acessibilidade,
para isso foram desenvolvidos alguns aplicativos que contribuem para a
comunicação dos deficientes auditivos, auxiliando na sua inclusão,
principalmente no meio escolar.
O aplicativo ProDeaf é gratuito e faz a
tradução automática das palavras, termos e frases pequenas da Língua Portuguesa
para LIBRAS por meio de um personagem virtual/intérprete. A ideia de criar este
aplicativo surgiu em pesquisas realizadas nas Universidades do Nordeste entre
elas a Universidade Federal de Pernambuco que desenvolveu o ProDeaf, em busca
de tecnologias assistivas, ambos voltados para a inclusão social.
No
ProDeaf o personagem virtual/intérprete permite digitar sentenças na língua
portuguesa e traduzir em LIBRAS e o microfone que traduz voz e áudio para
LIBRAS. Caso não exista o sinal de acordo com o pedido realizado pelo usuário o
sistema apresenta a digitalização da palavra por meio do alfabeto manual e
podemos criar conteúdos em LIBRAS. Além das funções de tradução de palavras e
pequenas frases, bem como acréscimos de vocabulários com sinais novos, e pode
ser acessado gratuitamente.
Já há quase 4 mil sinais no banco de dados e a ferramenta é uma ótima parceira para
facilitar a comunicação com as pessoas surdas.
O
Prodeaf conta, além do aplicativo móvel, com outros programas digitais que
facilitam a comunicação com pessoas com deficiência auditiva:
ProdeafWeb:
é um projeto que tem como objetivo ensinar pessoas sem problemas auditivos a
Libras. O ProdeafWeb disponibiliza online, totalmente gratuito, um tradutor de
palavras e sentenças, um dicionário em Libras e, ainda, uma ferramenta para que
o usuário possa criar um novo sinal em Libras. Tudo isso ainda com a possibilidade
de compartilhar nas redes sociais.
WebLibras:
este serviço tem como objetivo traduzir sites do português para a Libras. Este
serviço não é completamente gratuito e está direcionado principalmente para
sites corporativos. Os preços variam de acordo com o tamanho do site.
Prodeaf
QR-CODE: ainda em desenvolvimento, é um serviço que permite a tradução em
Libras através de um código de barras 2D (QR-CODE), basta o indivíduo apontar
seu celular para o código.
Mesmo a
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ser instituída pela Lei 10.436/2002 e regulamentada
pelos decretos 5.296/2004 e 5.626/2005 como
segunda língua oficial do Brasil, ainda temos que melhorar muito o acesso a
mesma. Uma boa alternativa é o aplicativo ProDeaf que permite autonomia e
inclusão ao deficiente auditivo.
Esta
autonomia pode ser percebida em alunos de um Colégio Estadual de Curitiba, eles
mesmos levaram o aplicativo para demonstrar para os colegas e professores.
Desse modo os alunos passaram a utilizar o aplicativo no celular, o que
facilitou muito as aulas, principalmente de Língua Portuguesa, pois eles
conseguiram interpretar melhor os textos e consequentemente escrever com mais
propriedade. A experiência deu tão certo, que os alunos que não possuem deficiência
também passaram a utilizar o aplicativo para se comunicar com os colegas.
Podemos
observar que a tecnologia neste caso teve um papel fundamental para a inclusão
desses alunos, pois antes de utilizarem o aplicativo ficavam apenas dialogando
entre si, pois somente eles dominavam a Língua de sinais, já após o uso e o
conhecimento do aplicativo por todos os sujeitos da escola, os mesmos passaram
a ter novas amizades e os professores tiveram seu trabalho facilitado, já que é
muito difícil o Estado dispor de um intérprete de Libras em sala de aula.
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