quarta-feira, 23 de agosto de 2017

PARA SE COMUNICAR BASTA ACESSAR



PARA SE COMUNICAR BASTA ACESSAR
Por Silvani Lenir Hirsch Wendland
Polo – Campo Largo
Data 23/08/2017


 
  https://www.google.com.br/search?q=imagens+do+prodeaf&tbm
 
A tecnologia assistiva é uma área do conhecimento que tem como objetivo promover a funcionalidade, relacionada a atividade e participação, de pessoas com deficiência, visando sua autonomia. Para que isso ocorra temos um incrível aplicativo chamado ProDeaf desenvolvido pela UFP(Universidade Federal de Pernambuco) criado em 2010. O ProDeaf é um conjunto de softwares capazes de traduzir texto e voz de português para Libras com o objetivo de permitir a comunicação entre surdos e ouvintes. Este aplicativo está revolucionando a inclusão de alunos com deficiência auditiva no Colégio Estadual Rio Branco em Curitiba, onde dois alunos do primeiro ano do ensino médio utilizam o recurso em sala de aula por meio do celular.
A educação inclusiva bem como a tecnologia é resultado de uma sociedade que se mantém em evolução e mudanças nos paradigmas sociais, por isso, a importância do educador e demais mediadores de ideias é dar espaço a este novo campo do saber e em especial as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) que trazem valores e benefícios.
De acordo com o Censo 2010 do IBGE, existem mais de 10 milhões de deficientes auditivos, grande parte desta população utiliza Libras como sua língua principal e muitas vezes possuem apenas um conhecimento básico da língua portuguesa. Por isso a importância de se estabelecer um canal de comunicação com esta grande parcela da população através de ferramentas de acessibilidade, para isso foram desenvolvidos alguns aplicativos que contribuem para a comunicação dos deficientes auditivos, auxiliando na sua inclusão, principalmente no meio escolar.
 O aplicativo ProDeaf é gratuito e faz a tradução automática das palavras, termos e frases pequenas da Língua Portuguesa para LIBRAS por meio de um personagem virtual/intérprete. A ideia de criar este aplicativo surgiu em pesquisas realizadas nas Universidades do Nordeste entre elas a Universidade Federal de Pernambuco que desenvolveu o ProDeaf, em busca de tecnologias assistivas, ambos voltados para a inclusão social.
No ProDeaf o personagem virtual/intérprete permite digitar sentenças na língua portuguesa e traduzir em LIBRAS e o microfone que traduz voz e áudio para LIBRAS. Caso não exista o sinal de acordo com o pedido realizado pelo usuário o sistema apresenta a digitalização da palavra por meio do alfabeto manual e podemos criar conteúdos em LIBRAS. Além das funções de tradução de palavras e pequenas frases, bem como acréscimos de vocabulários com sinais novos, e pode ser acessado gratuitamente. Já há quase 4 mil sinais no banco de dados e a ferramenta é uma ótima parceira para facilitar a comunicação com as pessoas surdas.
O Prodeaf conta, além do aplicativo móvel, com outros programas digitais que facilitam a comunicação com pessoas com deficiência auditiva:
ProdeafWeb: é um projeto que tem como objetivo ensinar pessoas sem problemas auditivos a Libras. O ProdeafWeb disponibiliza online, totalmente gratuito, um tradutor de palavras e sentenças, um dicionário em Libras e, ainda, uma ferramenta para que o usuário possa criar um novo sinal em Libras. Tudo isso ainda com a possibilidade de compartilhar nas redes sociais.
WebLibras: este serviço tem como objetivo traduzir sites do português para a Libras. Este serviço não é completamente gratuito e está direcionado principalmente para sites corporativos. Os preços variam de acordo com o tamanho do site.
Prodeaf QR-CODE: ainda em desenvolvimento, é um serviço que permite a tradução em Libras através de um código de barras 2D (QR-CODE), basta o indivíduo apontar seu celular para o código.
Mesmo a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ser instituída pela Lei 10.436/2002 e regulamentada pelos decretos 5.296/2004 e 5.626/2005 como segunda língua oficial do Brasil, ainda temos que melhorar muito o acesso a mesma. Uma boa alternativa é o aplicativo ProDeaf que permite autonomia e inclusão ao deficiente auditivo.
Esta autonomia pode ser percebida em alunos de um Colégio Estadual de Curitiba, eles mesmos levaram o aplicativo para demonstrar para os colegas e professores. Desse modo os alunos passaram a utilizar o aplicativo no celular, o que facilitou muito as aulas, principalmente de Língua Portuguesa, pois eles conseguiram interpretar melhor os textos e consequentemente escrever com mais propriedade. A experiência deu tão certo, que os alunos que não possuem deficiência também passaram a utilizar o aplicativo para se comunicar com os colegas.
Podemos observar que a tecnologia neste caso teve um papel fundamental para a inclusão desses alunos, pois antes de utilizarem o aplicativo ficavam apenas dialogando entre si, pois somente eles dominavam a Língua de sinais, já após o uso e o conhecimento do aplicativo por todos os sujeitos da escola, os mesmos passaram a ter novas amizades e os professores tiveram seu trabalho facilitado, já que é muito difícil o Estado dispor de um intérprete de Libras em sala de aula.

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