AS NOVAS
TECNOLOGIAS ALIADAS A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Nome:
Karine Kételey Krzyzanovski - 1178996
Polo:
Campo Largo
Data:
19/08/2017
Fonte:http://playtable.com.br/wp-content/uploads/2015/08/00-SOP-amarelo.jpg.
Que os recursos
tecnológicos são essenciais para a vida cotidiana da atualidade todos nós já
sabemos. Afinal, seja para o trabalho ou momentos de lazer, a internet, os
computadores, os tablets e,
sobretudo, os smartphones fazem
cada vez mais parte do dia a dia de pessoas de todas as faixas etárias. Mas por
que a tecnologia é uma ótima aliada no que se refere à educação inclusiva? Como podemos incluir os alunos com déficit de atenção?
A educação inclusiva foi
criada para dar a todas as crianças
e adolescentes o direito
de estudar e fazer parte do sistema regular do ensino. O
objetivo não é tratar todos como iguais, mas mostrar que as pessoas são
diferentes e que isso precisa ser respeitado. “Estudos já mostraram que
crianças que convivem com as diferenças crescem e se tornam adultos mais
tolerantes e menos preconceituosos”.
A tecnologia está bem avançada
hoje em dia e já podemos ver escolas que estão bem atualizadas com computadores
instalados com acesso a internet e também com outros meios de tecnologia. Um
exemplo é a Escola Municipal Pedro Alves de Souza localizada no Cerrinho -
Paraná, ela atende alunos de educação Infantil e Ensino Fundamental.
A tecnologia
implantada nessa escola é a mesa digital com jogos educativos PlayTable,
utilizadas no lazer e no ensino de crianças a partir dos 3 anos de idade, nele
se encontra vários aplicativos que trabalha a coordenação motora e cognitiva,
pois há muitas crianças com déficit de atenção.
Um dos aplicativos é o “Meu
Jardim” para alunos de educação infantil e educação inclusiva, é um divertido
jogo de quebra-cabeça, com uma mecânica totalmente inovadora, que explora
diferentes formas de desafiar o cérebro e desenvolver a cognição. O encaixe das
peças vai formando um lindo jardim colorido com diversas opções de combinação.
A tecnologia tem várias vantagens para auxiliar na
educação inclusiva, fazendo com que obtenha muitas formas diferentes de ensinar,
pois os alunos não ficam mais presos ao caderno e ao lápis. Na Escola Municipal
Pedro Alves de Souza o professor utiliza muito bem as ferramentas tecnológicas
que nela possuem para que as aulas tenha uma dinâmica diferente assim os alunos
têm uma atenção redobrada e um maior interesse pela aula.
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