quinta-feira, 17 de agosto de 2017

MUITO ALÉM DO BRAILLE




MUITO ALÉM DO BRAILLE
Por Rafaella Wasilevski Demetrio, 1735172
Polo – Campo Largo
18/08/2017


Fonte: http://www.aplicativosdesaude.com.br/finger-reader/

Embora o Braille já esteja difundido pelo mundo todo, a alfabetização não é tão simples, por isso, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para que as pessoas com deficiência visual, total ou parcial tenham acesso as informações de um jeito mais fácil e a educação inclusiva seja mais eficaz, ou seja, que traga as mesmas oportunidades de aprendizagem para os alunos.
Em Campo Largo, cidade metropolitana de Curitiba no Paraná, os dois alunos do quinto ano com deficiência visual da escola Albert Einstein receberam nesse mês de agosto um dispositivo que é capaz de fazer a leitura de textos impressos ou digitais instantaneamente, fazendo com que os alunos possam ler qualquer livro da biblioteca sem a necessidade de estarem traduzidos para o braille.
Esse aparato foi criado em Massachusetts pelos estudantes Roy Shikrot e Jochen Huber e recebeu o nome de FingerRead e consiste em uma câmera em formato de anel com vários sensores que fazem a leitura das escritas quando o usuário passa o dedo sobre as linhas e reproduz as palavras via áudio, quando a página está acabando ou o dedo está saindo da linha, o anel emite vibrações. O protótipo é ligado a um computador, mas já há estudos para o desenvolvimento na versão Android para conexão nos celulares.
As aulas de Português para os dois alunos de inclusão da escola que recebeu os FingerRead já estão utilizando essa ferramenta para que tenham uma aprendizagem mais significativa, conseguindo acompanhar os demais colegas nas tarefas e também nas leituras, além de poderem ler com independência livros que antes não conseguiam por não terem acesso ao braille em todas as obras literárias.
O FingerRead além da utilização para deficientes visuais, também podem ser utilizados por pessoas com dislexia e que não sabem ler.

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