terça-feira, 22 de agosto de 2017




AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS QUE PROMOVEM INCLUSÃO
DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL



Zilda Pereira de Almeida Sanches, RU-985383.
Polo – Uninter Cidade - Campo Largo/ PR
14/08/2017








RECURSOS TECNOLÓGICOS AJUDAM A INCLUSÃO DOS DEFICIENTES VISUAL

A tecnologia é a principal ferramenta que auxiliam as pessoas em diversas situações na vida cotidiana. Inclusive as pessoas portadoras de deficiências elas necessitam desses recursos para terem condições de ingressar nos estudos e mercado de trabalho. Atualmente existem diversidades de Programas que foram desenvolvidos em computadores para ajudar os portadores com deficiência visual a ter acessibilidade.
       Considerando essa questão importante, o autor Cleverson Casarin, destaca em suas pesquisas um projeto iniciado por volta de 2006 pelo Jovem Australiano Michael Curran cujo nome é NVDA que significa Non Visual Dektop Access que traduzindo em português Acesso Não visual. Esse programa é um leitor de tela gratuito em código aberto para o Windows que vai ajudar os deficientes visuais na inclusão digital. Esse aplicativo lê o texto por som da vós para que o deficiente tem a possibilidade de leitura e da escrita. O NVDA – DOSVOX é um aplicativo que possuem editor de textos, agendas telefônicas, gerenciador de arquivos e navegador para web. E o NVDA - JAWS utilizam os comandos dos aplicativos em foco: possuem comandos de navegação e aplicação específicos. Pontos positivos a velocidade em que os usuários podem navegar e acessar os aplicativos a partir dos comandos de teclados, sendo estes uma combinação de teclas que compõem as operações. E pontos negativos o fato do programa ser desinstalado dificulta o acesso aos deficientes e também os links são uns problemas quando estão definidos por códigos numéricos, programadores experientes nessa função resolve esses problemas. Esses aplicativos na educação podem ser usados em todas disciplinas, ele é utilizado para o aluno com a deficiência visual poder realizar as atividades, conteúdo, pesquisas e além disso se interagir obtendo então conexão com diversos programas importantes. Esse aplicativo pode ser usado para todas as idades incluindo adultos e crianças com orientação dos seus professores ou seus familiares.
          Cleverson destaca que o projeto de Michael foi conquistado com muita determinação e admiração, atualmente continua progredindo continuamente inclusive já existe versão traduzida para o Português do Brasil. Junto com sua equipe conseguiram licença pública geral sem fins lucrativos, destinada a desenvolver projetos e tecnologias livres que facilitem a acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência visual e de baixa visão.
Por meio desses aplicativos relevantes é possível que os portadores com deficiência visual realizem diversas tarefas sem a colaboração de outras pessoas.  Esse é o caso do acadêmico Wilson Bernardo Lopes de Carvalho de 41 anos cursando serviço social e também é deficiente visual, por uma doença genética, perdeu a visão e desde então vem aprendendo a enxergar com os dedos. Em suas atividades em sala de aula Wilson utiliza o programa NVDA para fazer a leitura de todas as informações que aparece na tela, o NVDA-JAWS para navegar na internet. O programa DOSVOX para interagir com os demais aplicativos instalados no computador, bem como todos os ambientes do Windows. O acadêmico Wilson ressalta que, as tecnologias atuais, revolucionou a inclusão social, dando a pessoa portadora de deficiência a condição de iniciar sua carreira profissional e educacional.
          Conclui-se que “Inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem que a exclusão aos benefícios da vida em sociedade provocados pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiente, gênero, preconceito social ou racial. Inclusão social é oferecer oportunidade iguais de acessibilidade a bens e serviço os todos.” ( A enciclopédia Livre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário