Polo: Campo Largo – Cidade: Campo Largo
Data: 11/09/2017
Fonte: BLOG DO TAS
Tudo começou quando Carlos
Pereira, Analista de Sistemas, teve uma filha chamada Clara com paralisia
cerebral. Em meio às dificuldades de comunicar-se com a menina e sabendo que só
existiam aplicativos desenvolvidos em Inglês, Pereira criou um software por
conta própria em Português. Assim surgiu o LIVOX, o novo aplicativo instalado
no Tablet que auxilia pessoas com dificuldades e doenças que afetam a fala. Essa
nova forma de comunicação alternativa atende as necessidades mais básicas como
emoções e desejos, e tudo isso através de um simples toque na tela, que conta com
um teclado virtual inteligente que reproduz a fala automaticamente por comando
de voz as palavras e o que está sendo digitado, facilitando a comunicação entre
usuários promovendo sua interação. A poderosa plataforma chamada LIVOX, que
significada liberdade e voz, segundo o empreendedor Carlos, veio para dar
forças a famílias que antes utilizavam outras formas de conversação. O
aplicativo pode ser utilizado em conjunto com textos, servindo para as pessoas
se comunicarem e aprenderem. Cada interface do programa atende diferentes
necessidades e limitações conforme o grau de deficiência do usuário, desde
autismo, ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e sequelas de AVC. A equipe conta
com profissionais de ponta, desde fonoaudiólogos, terapeutas, psicopedagogos,
engenheiros de softwares e outros colaboradores.
Sua tecnologia é fundada
em algoritmos inteligentes, com notoriedade para o IntelliTouch, que percebe e
se desdenha a diferentes graus de deficiência motora, cognitiva e visual, sendo
preparado para reparar o toque equívoco
ou imperfeito na tela do tablet. Ele também permite a criação de pranchas com
imagens personalizadas, compartilha assuntos e conteúdos.
Atualmente podemos
encontrar o LIVOX em sala de aula para todas as faixas etárias, ele é usado
pelo aluno a todo o momento, pois o aplicativo possui o benefício da criança expressar-se,
expor sua vontade e sentimentos. Lembrando que o LIVOX abrange todas as
disciplinas, efetuando a mediação do professor com o aluno, facilitando a
compreensão de conceitos, leitura e entendimento. O objetivo do programa é que
a criança mantenha contato com o professor, a família e os colegas
constantemente, respondendo seus comandos, podendo pronunciar-se e se
desenvolver como ser humano. O LIVOX capacita as pessoas com deficiência para
uma vida melhor, e as tecnologias junto com a educação mediam esse processo.
Jhonatan Santos, 19, o
primeiro estudante da rede municipal a usar o aplicativo em sala de aula. Para
a diretora Bianca Simonetti, além de ganhos na comunicação e na aprendizagem, a
tecnologia “dá protagonismo aos alunos”. Após a experiência com Jhonatan, o
secretário da Educação do Recife, Jorge Vieira, conta que o aplicativo passou a
fazer parte da política de educação inclusiva. “Já temos 500 tablets com Livox
instalado, 260 deles estão com o aluno e sua família. Outros 240 já foram
distribuídos em 111 escolas que têm sala de multirrecursos onde os alunos são atendidos”,
diz o secretário. (UOL, 2016).
A desvantagem de toda
essa tecnologia é que o governo brasileiro precisa de recursos para levar o
LIVOX às famílias necessitadas e ainda não foi adotado como uma política
pública. Já as vantagens são inúmeras, começa com o nível de comunicação, que
antes era precário havendo exclusão com os demais, até o nível de aprendizagem,
iniciando pela alfabetização que podemos desenvolver com os usuários. A nova
ferramenta aproxima os usuários e os inclui na sociedade.
Nos tempos e hoje a
tecnologia assistiva é o novo termo relativamente novo, e voltado à tecnologia
utilizada por alunos que necessitam de autonomia para realizar algum tipo de
atividade que antes parecia impossível devido a possuir algum tipo de
deficiência, auxiliando a sua inclusão na sociedade. A criação e o
desenvolvimento de equipamentos estão contribuindo para que esta inserção da
grande parte da população aconteça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário