terça-feira, 12 de setembro de 2017



ESCOLA DA REDE PRIVADA UTILIZA APLICATIVO PARA AUXILIAR NA COMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS
Por Wagner Henrique Leal, 1505173
Polo – Campo Largo
Data 04/09/2017

Fonte: Site oficial Livox(http://www.livox.com.br/)
Pesquisas apontam que cerca de 15 milhões de brasileiros possuem alguma dificuldade na fala, número que chega a um bilhão de pessoas ao redor do mundo. Na busca por alternativas de comunicação mais dinâmica no espaço escolar, uma escola da região metropolitana de Curitiba encontrou em um aplicativo uma forma para que seus alunos com necessidades especiais pudessem se comunicar com o mundo ao seu redor.
O Colégio Carlos Andrade, que possui em seu quadro de alunos crianças com necessidades especiais encontrou no aplicativo Livox uma ferramenta para estímulo e comunicação dos alunos com dificuldades na fala. O criador do aplicativo desenvolveu a ideia à partir das necessidades de sua própria filha com paralisia cerebral, que possui deficiência motora e na fala, mas com plena capacidade cognitiva, que atualmente comunica-se exclusivamente com o uso do aplicativo.
Com a possibilidade de atender diferentes deficiências como o autismo, esclerose lateral amiotrófica, paralisia cerebral, síndrome de Down, pacientes com sequelas de AVC entre outras, por meio de uma configuração inicial para cada tipo de necessidade, o aplicativo utiliza-se da comunicação por escolhas de ações representadas por imagens selecionadas pelo usuário, substituindo as dezenas de pastas e cartões utilizados antigamente, além de possuir auxílio para a leitura e correção do toque na tela para usuários com dificuldades motoras, contando com mais de 12 mil figuras, tornando possível dar voz aos grupos com dificuldades de comunicação.
O Colégio que possui entre seus estudantes, portadores de Síndrome de Down e autismo, com faixa etária de sete a doze anos, faz uso do aplicativo como uma ferramenta de auxílio na comunicação com estes alunos, fazendo com que eles se expressem de forma mais ágil e clara. Segundo as professoras a utilização do Livox em sala de aula garante autonomia aos alunos, possibilitando a interação a qualquer momento, facilitando assim não só a comunicação como o aprendizado.
O colégio conta atualmente com 10 tablets para uso dos alunos especiais, e o resultado segundo a direção do colégio foi expressivo e muito positivo. Em sala de aula o aplicativo facilitou a inclusão dos alunos especiais com dificuldades em verbalizar, pois a ferramenta descreve com um narrador todas as ações escolhidas pelo usuário, tornando o diálogo entre aluno, professor e colegas muito mais fácil. O aluno pode dizer o que está pensando com apenas alguns toques, selecionando as imagens que representam aquilo que ele quer verbalizar.
O aplicativo que tem origem nacional, já é comercializado em inglês, árabe, espanhol e alemão, além de ser amplamente utilizado por fonoaudiólogos, médicos e familiares, necessita apenas de um tablet ou celular com sistema android, o aplicativo não se resume apenas ao uso dentro da escola pois, além de ser uma ferramenta de inclusão escolar, é uma forma de facilitar a comunicação entre a família da pessoa com deficiência como um meio particular de verbalização com o mundo exterior, visto que o sistema possui um algoritmo capaz de se adaptar aos diferentes graus e tipos de deficiência.
Atualmente comercializado para tablets e celulares, o sistema Livox possui uma licença paga que varia de 800,00 a 1350,00 reais por ano, tornando-o caro para famílias mais carentes, ou para o uso em escolas públicas, ainda assim projetos vêm sendo desenvolvidos para que mais pessoas tenham acesso ao aplicativo, como no caso da prefeitura de Recife que adquiriu em 2014 cinco mil licenças para as escolas públicas do estado e o governo de São Paulo que estuda dar subsídios às famílias para a compra do tablet com o aplicativo. 

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