terça-feira, 12 de setembro de 2017


A INOVAÇÃO PARA A INCLUSÃO
Geovana Miquelasso Ru: 948874
Larissa Apª Kuklik Ru: 1363415 
Luciana kuklik Ru: 1203856
Data 12/09/2017


     Quando usamos a tecnologia, ampliamos o conhecimento de aprendizagem do aluno. Primeiro, porque ela é atraente e inovadora. E segundo porque consegue suprir as necessidades de cada um. Em alguns casos o aluno não aprende só ouvindo e sim de algo visual.
      A tecnologia pode ajudar na inclusão de seus grandes alunos dentro e fora de sala de aula.. A mesa  PLAYTABLE é um recurso móvel e didático  que auxilia e aprimora a proposta em sala de aula Playtable(mesa digital) é uma mesa digital interativa e multidisciplinar que pode ser usada para as crianças a partir dos  três anos de idade. Os jogos são criados a partir das matrizes curriculares e desenvolvem habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de conteúdos de alfabetização matemática, além desses assuntos estimulam habilidades cognitivas como: Raciocínio lógico, memória, atenção e resolução de problemas.
Desenvolver o raciocínio ou possibilitar situações de resolução de problemas. Essa certamente é a razão mais nobre e irrefutável do uso do computador na educação. Quem não quer promover o desenvolvimento do poder de pensamento do aluno? No entanto, isso é fácil de ser falado e difícil de ser conseguido. Já foram propostas outras soluções que prometiam esses resultados, e até hoje a escola contribui muito pouco para o desenvolvimento do pensamento do aluno (VALENTE, 1993b, p. 6).
     A mesa digital foi criada em 2014 em Blumenau (SANTA CATARINA), a Startup Play Move nasceu a partir da união de dois empreendedores das áreas de tecnologia e brinquedos educativos. Foram 3 anos de pesquisa ate que esse dispositivo chegasse ao mercado.   Dezembro de 2014, todas as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no estado de (SC) possuem as mesas digitais com jogos educativos que funcionam como ferramenta ludopedagóica e apoiam o desenvolvimento cognitivo e motor de cerca de 170 crianças. Ainda mais quando o objetivo é favorecer a educação inclusiva, a importância da inclusão social de pessoas com deficiência, felizmente, tem a sensibilizado cada vez mais as pessoas.
A PlayTable já está sendo usada como recurso de aprendizagem no Brasil.Ela é de fácil compreensão para todos,inclusive  crianças com deficiência motora , psíquica ,autistas, Síndrome de Down, transtorno do déficil de atenção,surdez, deficiências físicas e motoras que ajudam no desenvolvimento e estimulação de cada criança.  

   





O recurso (mesa Playtable) tem como objetivo tornar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos de inclusão mais divertidos e prazerosos, como uma brincadeira para incentivar não só o gosto pelo estudo, mas também a interação entre professores e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário