Skate Adaptado leva diversão e evolução a crianças com deficiência
Bruna Nassar- 1554793
Sandra Vidal-1676076
Polo: Campo Largo
Data : 29/08/2017
Sandra Vidal-1676076
Polo: Campo Largo
Data : 29/08/2017
Alunos são suspensos numa espécie de tirolesa
para deslizar no skate adaptado. Jonathan Campos/Gazeta do Povo
O ano de 2016 foi especial para skatista curitibano (Heverton de Freitas, 28 anos). Além de se profissionalizar,ele estendeu para criança especiais o projeto que toca com o pai (Eloi de freitas) em que ensina alunos da rede pública a andar de skate.
Não só a diversão, o skate adaptado tem proporcionado duas conquistas que fazem a diferença a que tem deficiência física, em especial crianças: Confiança e equilíbrio.
Crianças com deficiências físicas tiveram oportunidade de ficar de pé na pranchinha de rodas graças ao projeto Skate Adaptado. Suspenso por um cabo de aço em cadeira de alpinista- uma especie de tirolesa, não só crianças, mais qualquer pessoa com dificuldade motora pode deslizar com o skate presos aos pés pela pista de madeira de 14 metros.
Skate,cabo de aço, cadeira de alpinista e uma pista de madeira de 14 metros, quatro peças encaixadas tem arrancado sorrisos e desenvolvimento de muitas crianças com deficiência fisíca. Desde do começo desse ano 2.500 crianças portadoras de deficiência fisícas tiveram acesso a algo que deveria ser basico na infância mais que por negligência do poder publico que fecha os olhos para acessibilidade para elas é difícil,o direito a diversão tudo graças ao skate adaptado.Capitaniado pelo skatista profissional(Heverton de freitas e o pai dele Elói de freitas) o skate adaptado permite não só crianças mais também adultos, cadeirantes ou com dificuldades motoras de desfrutar do prazer de deslizar na pranchinha de rodas, além da diversão o skate adaptado proporciona equilibrio e acima de tudo confiança não só para skate mais sim para a vida,também deu coragem necessarias para as crianças executar movimentos.
O projeto skate adaptado é levado para escolas entidades de apoio de deficientes físicos-a equipe chegou a participar do teleton Brasil, a maratona televisa do SBT arrecada dinheiro para a AACD.
O projeto skate adaptado é levado para escolas entidades de apoio de deficientes físicos-a equipe chegou a participar do teleton Brasil, a maratona televisa do SBT arrecada dinheiro para a AACD.
Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Uma ideia aparentemente simples está tornando a vida de crianças com deficiência mais alegre. É o projeto de skete adaptado para pessoas com deficiência, desenvolvido em uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e iniciativa privada, lançado nesta quinta-feira(16), com apresença do prefeito Gustavo Fruet. O equipamento sera incorporados às atividades do ciclolazer, que acontece aos domingos na praça Nossa Senhora de Salete.
Doze crianças que estudam na Escola Estadual Nabil Tacla testaram o equipamento. A ideia é permitir que a criança com deficiência motora possa usar o skete, presa por um colete atado e um cabo de aço, esticado entre dois postes, que permite a movimentação com segurança.
'' É mais um projeto que torna a cidade mais inclusa, mais humana uma cidade que respeita as diferenças e tem um olhar diferenciado para crianças com deficiencias. É uma ideia simples, relativamente barata permidindo que essas crianças tenham uma atividade que normalmente a condição deelas não permitiriam. O sorriso delas já valeu qualquer custo desse projeto'', diz Fruet .
Podemos concluir neste trabalho que todas escolas não possuem verbas suficientes para usar as ferramentas tecnológicas com seus alunos.Contamos que através dessa modalidade o municipio adote e abrace essa causa do projeto skate adptado para as crianças com defeciência física pois é uma ferramenta de pouco custo que todas escolas podem ser trabalhadas dando diversão,movimento,equilibrio e auto confiancia para os alunos portadores de deficiência física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário