sábado, 9 de setembro de 2017

MEC ANUNCIA LIBERAÇÃO DE VERBA DE 2 MILHÕES DE REAIS PARA APOIAR A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

MEC ANUNCIA LIBERAÇÃO DE VERBA DE 2 MILHÕES DE REAIS PARA APOIAR A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Por Paula Rodrigues Camargo RU 483055
Polo – Campo Largo
Data 11/09/2017


 
 










Fonte: Brasil.Estadão
A partir de Outubro de 2017 as instituições de Ensino do Estado do Paraná serão contempladas com um novo material de apoio. Está previsto a distribuição de aproximadamente 4 mil equipamentos entre 600 locais (Escolas Públicas, APAES e ONG´s). As instituições foram selecionadas de acordo com o grau de necessidade e da quantidade de alunos com deficiência auditiva atendidos. O material que será entregue trata-se de uma mesa digital Playtable. A mesa digital tem um aplicativo ‘contador de histórias’ que apresenta na tela – com animações, narração, efeitos em áudio e texto – livros de diversos autores. Segundo Ventura (2017) a aquisição deste material irá contribuir para o ensino, pois crianças surdas ou com deficiência auditiva não participavam totalmente do processo de aprendizado. Por isso, foi incluído no aplicativo uma janela com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Um detalhe importante dessa inclusão é que o tempo da narração, a passagem das imagens, os destaques do texto e toda a dinâmica da história estão perfeitamente sincronizados com a interpretação em Libras, o que permite à criança surda acompanhar tudo exatamente na mesma velocidade da ouvinte.
Antes da aquisição dos 4 mil equipamentos, foi realizado um teste na Escola Araújo Auer que atende cerca de 50 alunos com deficiência auditiva, o projeto foi implantado por cerca de um ano e os resultados obtidos foram surpreendentes. Verificou-se que os alunos que tiveram o acesso a mesa digital tornaram-se mais motivados a aprender, melhorou o desenvolvimento do entendimento bilíngue das crianças e proporcionou uma maior independência do aluno no que se refere a leitura. Com isso, a criança surda conseguiu vivenciar o mesmo momento de contação da história e o mesmo momento lúdico como uma criança ouvinte.
“Um livro é formado por vários elementos – escrita, visual e enredo – e o professor sabe quando precisa repetir uma frase, uma palavra, ou voltar em uma cena para recontar a história. O aplicativo tem vários recursos para adiantar, retroceder, pausar o vídeo e a criança, mesmo sozinha, pode interagir com o player e ver novamente uma parte específica da história, com a Libras totalmente sincronizada”, explica Cristiano Sieves, especialista em ludopedagogia da Playmove, empresa que fabrica a comercializa a PlayTable.
A entrega oficial dos materiais ocorrerá no final de setembro em uma conferência realizada pelo próprio MEC em Brasília, estarão presentes o Governador do Estado do Paraná os diretores das instituições contempladas.
Este será um novo passo conquistado pela inclusão destes alunos não só na escola mais no acesso aos materiais de literatura potencializando seu aprendizado.




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