MEC ANUNCIA LIBERAÇÃO DE
VERBA DE 2 MILHÕES DE REAIS PARA APOIAR A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Por Paula Rodrigues Camargo RU 483055
Polo – Campo Largo
Data 11/09/2017
|
Fonte:
Brasil.Estadão
A partir de Outubro de
2017 as instituições de Ensino do Estado do Paraná serão contempladas com um
novo material de apoio. Está previsto a distribuição de aproximadamente 4 mil
equipamentos entre 600 locais (Escolas Públicas, APAES e ONG´s). As
instituições foram selecionadas de acordo com o grau de necessidade e da
quantidade de alunos com deficiência auditiva atendidos. O material que será
entregue trata-se de uma mesa digital Playtable.
A mesa digital tem um aplicativo ‘contador de histórias’ que apresenta na
tela – com animações, narração, efeitos em áudio e texto – livros de diversos
autores. Segundo Ventura (2017) a aquisição deste material irá contribuir para
o ensino, pois crianças surdas ou com deficiência auditiva não participavam
totalmente do processo de aprendizado. Por isso, foi incluído no aplicativo uma
janela com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Um
detalhe importante dessa inclusão é que o tempo da narração, a passagem das
imagens, os destaques do texto e toda a dinâmica da história estão
perfeitamente sincronizados com a interpretação em Libras, o que permite à
criança surda acompanhar tudo exatamente na mesma velocidade da ouvinte.
Antes da aquisição dos 4
mil equipamentos, foi realizado um teste na Escola Araújo Auer que atende cerca
de 50 alunos com deficiência auditiva, o projeto foi implantado por cerca de um
ano e os resultados obtidos foram surpreendentes. Verificou-se que os alunos
que tiveram o acesso a mesa digital tornaram-se mais motivados a aprender,
melhorou o desenvolvimento do entendimento bilíngue das crianças e proporcionou
uma maior independência do aluno no que se refere a leitura. Com isso, a
criança surda conseguiu vivenciar o mesmo momento de contação da história e o
mesmo momento lúdico como uma criança ouvinte.
“Um livro é formado por
vários elementos – escrita, visual e enredo – e o professor sabe quando precisa
repetir uma frase, uma palavra, ou voltar em uma cena para recontar a história.
O aplicativo tem vários recursos para adiantar, retroceder, pausar o vídeo e a
criança, mesmo sozinha, pode interagir com o player e ver novamente uma parte
específica da história, com a Libras totalmente sincronizada”, explica
Cristiano Sieves, especialista em ludopedagogia da Playmove, empresa que fabrica
a comercializa a PlayTable.
A entrega oficial dos
materiais ocorrerá no final de setembro em uma conferência realizada pelo
próprio MEC em Brasília, estarão presentes o Governador do Estado do Paraná os
diretores das instituições contempladas.
Este será um novo passo
conquistado pela inclusão destes alunos não só na escola mais no acesso aos
materiais de literatura potencializando seu aprendizado.
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