segunda-feira, 4 de setembro de 2017

UTFPR  SE ASSOCIA AO IPC PARA DESENVOLVIMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO

Por: Oly Cesar Wolf  Polo Campo Largo  RU: 1247050




Professores e alunos da UTFPR, em associação com o Instituto Paranaense de Cegos (IPC), desenvolvem um interessante trabalho de aplicação de novas tecnologias para o ensino de alunos cegos. A ideia é fazer testes com os diversos aplicativos que existem no mercado, estudar as suas aplicabilidades, e desenvolver estratégias de ensino a partir deles. 
 
O objetivo da experiência é múltiplo, já que visa não apenas ensinar inglês para os alunos do IPC, mas também pesquisar modos novos de ensinar, bem como treinar os alunos da UTFPR, que serão futuros professores, nas técnicas de educação especial. 
 
A experiência vem acontecendo já há mais de quatro anos, e tudo se da de modo bastante dinâmico. Já que a ideia é testar tecnologias, e a todo o momento surgem novidades, as abordagem de ensino estão em constante modificação e adaptação. 
 
Durante as aulas alguns aplicativos se mostraram tão úteis que acabaram sendo incorporados permanentemente às aulas, entre eles se destaca o whatsApp, fundamental para a comunicação entre as partes envolvidas nas aulas, além de possibilitar a troca de materiais, como áudio, por exemplo. Os smartfones também são fundamentais para as aulas, pois são neles que a maioria dos aplicativos são instalados. Programas como leitor e identificador de cédulas de dinheiro e leitores de texto que os transformam em arquivos de áudio, são alguns exemplos do que pode ser feito através do uso da tecnologia.

A última, e promissora metodologia de ensino testada, é a utilização do Skype. Com ele é possível que os alunos do IPC tenham aulas de inglês particulares e individuais, com os estagiários da UTFPR. Isso evita os problemas de deslocamento dos alunos, e diminui o problema de disponibilidade de horário. O programa funciona bem, e tem se mostrado de fácil utilização por parte dos alunos cegos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário