UTFPR
SE ASSOCIA AO IPC PARA DESENVOLVIMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS DE
ENSINO
Por: Oly Cesar Wolf Polo Campo Largo RU: 1247050
Professores
e alunos da UTFPR, em associação com o Instituto Paranaense de
Cegos (IPC), desenvolvem um interessante trabalho de aplicação de
novas tecnologias para o ensino de alunos cegos. A ideia é fazer
testes com os diversos aplicativos que existem no mercado, estudar as
suas aplicabilidades, e desenvolver estratégias de ensino a partir
deles.
O
objetivo da experiência é múltiplo, já que visa não apenas
ensinar inglês para os alunos do IPC, mas também pesquisar modos
novos de ensinar, bem como treinar os alunos da UTFPR, que serão
futuros professores, nas técnicas de educação especial.
A
experiência vem acontecendo já há mais de quatro anos, e tudo se
da de modo bastante dinâmico. Já que a ideia é testar tecnologias,
e a todo o momento surgem novidades, as abordagem de ensino estão em
constante modificação e adaptação.
Durante
as aulas alguns aplicativos se mostraram tão úteis que acabaram
sendo incorporados permanentemente às aulas, entre eles se destaca o
whatsApp, fundamental para a comunicação entre as partes envolvidas
nas aulas, além de possibilitar a troca de materiais, como áudio,
por exemplo. Os smartfones também são fundamentais para as aulas,
pois são neles que a maioria dos aplicativos são instalados.
Programas como leitor e identificador de cédulas de dinheiro e
leitores de texto que os transformam em arquivos de áudio, são
alguns exemplos do que pode ser feito através do uso da tecnologia.
A
última, e promissora metodologia de ensino testada, é a utilização
do Skype. Com ele é possível que os alunos do IPC tenham aulas de
inglês particulares e individuais, com os estagiários da UTFPR.
Isso evita os problemas de deslocamento dos alunos, e diminui o
problema de disponibilidade de horário. O programa funciona bem, e
tem se mostrado de fácil utilização por parte dos alunos cegos.
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