A REVOLUÇÃO DAS LIBRAS EM
SALA DE AULA
Por Josiane Aparecida Leonel RU1700581
Polo – Campo Largo
Data 29/08/2017
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Um importante aplicativo
foi criado por um grupo de alunos da Universidade Federal de Pernambuco. Em
2010 tiveram à ideia do mesmo depois de passarem pela situação na faculdade,
onde não conseguiam se comunicar com o Marcelo um colega surdo, e também viam a
sua dificuldade. Tiveram a brilhante ideia de criar esta ferramenta de bolso, e
dividi-la com toda a sociedade.
Até chegar no modelo de
hoje levou um tempo, passando por algumas adaptações para melhor atender ao
surdo. O que era para ser um projeto de faculdade virou uma grande ferramenta
que pode ser acessada por todos.
Na Escola Julio Nerone,
em Campo Largo, existem alunos de inclusão de 12 e 16 anos com deficiência auditiva,
eles tem muita dificuldades em aprender principalmente a matéria de português.
A comunicação entre o professor e o aluno é difícil e limitada, pois a
professora Ana da Silva não tem a formação em libras. Considerando que há
necessidade dessa formação.
Essa comunicação era impossível,
até Ana descobrir o aplicativo ProDeaf. Que foi especialmente criado para
atender pessoas com deficiência auditiva.
Ela viu que esta é uma
boa ferramenta para ajudá-la em suas aulas, pois auxiliaria na disciplina de
português, onde os alunos tem mais dificuldade em aprender. Sabendo que essa
matéria torna-se difícil para entender pra quem tem esse tipo de deficiência, e
a interpretação de outras matérias dependem dessa língua.
Esse aplicativo trata-se
de um tradutor da língua brasileira de sinais que utiliza um personagem em 3D,
para apresentar as interpretações em libras para o aluno com deficiência auditiva.
Permitindo às pessoas surdas, plena compreensão do conteúdo em sua língua
primaria.
O programa ouve em português e transmite ao
deficiente em libras. Também há um dicionário de libras, onde se digita a
palavra em português e mostra em libras, não havendo necessidade da conexão com
a internet.
Com o uso desse aplicativo
em sala de aula, não terá mais a necessidade de se ter um interprete para os
alunos dessa língua. Já que a muita dificuldade em encontrar um profissional
qualificado com essa formação disposto trabalhar em sala.
Ana da Silva utiliza a
ajuda do tradutor em suas aulas, desde o inicio de 2017, quando soube que daria
aulas para alunos surdos. Onde tem notado um grande progresso na aprendizagem
de seus alunos. Eles conseguem dominar mais as atividades propostas. Estão
tendo um aumento significativo de conhecimentos em outras disciplinas também,
pois entendem melhor o que o professor esta ensinando.
A ideia de Ana deu tão certo
que na escola Julio Nerone, muito mais alunos de inclusão surdos podem
frequentar essa escola regular.
Os outros professores da
escola, também aderiram o uso do aplicativo. Assim como Ana, também notaram uma
grande diferença em seu processo de aprendizagem.
Inclusive ouve melhora
na comunicação com os alunos ouvintes, antes essa, era somente realizada
através de mímicas.
Não há nada mais
gratificante para Ana do que ver seus alunos aprendendo sem grandes
dificuldades.
Um aplicativo que foi
criado para uma comunicação interna virou, uma grande ferramenta pedagógica
onde ajuda milhares de pessoas.
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