sexta-feira, 1 de setembro de 2017

A REVOLUÇÃO DAS LIBRAS EM SALA DE AULA
Por Josiane Aparecida Leonel RU1700581
Polo – Campo Largo
Data 29/08/2017


 
  Fonte: https://www.google.com.br/ acesso em 29 agosto 2017

Um importante aplicativo foi criado por um grupo de alunos da Universidade Federal de Pernambuco. Em 2010 tiveram à ideia do mesmo depois de passarem pela situação na faculdade, onde não conseguiam se comunicar com o Marcelo um colega surdo, e também viam a sua dificuldade. Tiveram a brilhante ideia de criar esta ferramenta de bolso, e dividi-la com toda a sociedade.
Até chegar no modelo de hoje levou um tempo, passando por algumas adaptações para melhor atender ao surdo. O que era para ser um projeto de faculdade virou uma grande ferramenta que pode ser acessada por todos.
Na Escola Julio Nerone, em Campo Largo, existem alunos de inclusão de 12 e 16 anos com deficiência auditiva, eles tem muita dificuldades em aprender principalmente a matéria de português. A comunicação entre o professor e o aluno é difícil e limitada, pois a professora Ana da Silva não tem a formação em libras. Considerando que há necessidade dessa formação.
Essa comunicação era impossível, até Ana descobrir o aplicativo ProDeaf. Que foi especialmente criado para atender pessoas com deficiência auditiva.
Ela viu que esta é uma boa ferramenta para ajudá-la em suas aulas, pois auxiliaria na disciplina de português, onde os alunos tem mais dificuldade em aprender. Sabendo que essa matéria torna-se difícil para entender pra quem tem esse tipo de deficiência, e a interpretação de outras matérias dependem dessa língua.
Esse aplicativo trata-se de um tradutor da língua brasileira de sinais que utiliza um personagem em 3D, para apresentar as interpretações em libras para o aluno com deficiência auditiva. Permitindo às pessoas surdas, plena compreensão do conteúdo em sua língua primaria.
 O programa ouve em português e transmite ao deficiente em libras. Também há um dicionário de libras, onde se digita a palavra em português e mostra em libras, não havendo necessidade da conexão com a internet.
Com o uso desse aplicativo em sala de aula, não terá mais a necessidade de se ter um interprete para os alunos dessa língua. Já que a muita dificuldade em encontrar um profissional qualificado com essa formação disposto trabalhar em sala.
Ana da Silva utiliza a ajuda do tradutor em suas aulas, desde o inicio de 2017, quando soube que daria aulas para alunos surdos. Onde tem notado um grande progresso na aprendizagem de seus alunos. Eles conseguem dominar mais as atividades propostas. Estão tendo um aumento significativo de conhecimentos em outras disciplinas também, pois entendem melhor o que o professor esta ensinando.
A ideia de Ana deu tão certo que na escola Julio Nerone, muito mais alunos de inclusão surdos podem frequentar essa escola regular.
Os outros professores da escola, também aderiram o uso do aplicativo. Assim como Ana, também notaram uma grande diferença em seu processo de aprendizagem.
Inclusive ouve melhora na comunicação com os alunos ouvintes, antes essa, era somente realizada através de mímicas.
Não há nada mais gratificante para Ana do que ver seus alunos aprendendo sem grandes dificuldades.

Um aplicativo que foi criado para uma comunicação interna virou, uma grande ferramenta pedagógica onde ajuda milhares de pessoas.

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