PLAYTABLE A MESA DIGITAL A
FAVOR DA INCLUSÃO: DIFERENÇAS SÃO APENAS PALAVRAS.
Por Andréa de Fátima Alves Ferreira
Camilo RU 1363759
Vanessa do Carmo Alves Ferreira Bora RU
390110
Polo Presencial– Campo Largo
Data 12/09/2017
|
Fonte:
http://playtable.com.br/blog/o-papel-da-tecnologia-para-inclusao-no-ambiente-escolar/
acesso em 23/08/2017
Nos tempos de hoje é comum ouvir falar em alunos de
inclusão, mas afinal quem são os alunos de inclusão? E o que a tecnologia pode
contribuir para o desenvolvimento desses alunos?
A Lei
sobre a inclusão entrou em vigor em janeiro de 2016, fazendo com que a gestão
escolar seja reavaliada pela equipe pedagógica. No entanto quando se fala em
inclusão escolar, os educadores ficam assustados pelo simples fato de não saber
como agir com as crianças inclusas. Nos dias atuais a tecnologia está presente
para auxiliar os professores e os alunos, uma vez que é necessário buscar
alternativas para proporcionar a inserção de crianças no ambiente escolar
ajudando em seu desenvolvimento, independente de sua necessidade e ou
deficiência.
Todos
sabem que não existe no mundo um ser humano igual a outro, e que as diferenças
existentes são avassaladoras não e mesmo? Porém o que reconhecemos como
diferença nada mais é do que uma mistura de diferença e desigualdade, pois o
diferente é não atender as características padrões desejáveis. A partir desta
visão, todas as características humanas e formas de ser que não se encaixam
nessa normalidade passam a ser vistas como desvios.
O
direito de estar e aprender na escola são de todos, sem exceções, para isso é
preciso diversificar e diferenciar, propor estratégias pedagógicas cabíveis a
um grupo heterogêneo para garantir igualdade de oportunidade no processo de
escolarização.
“E
assim acontece com os chamados “alunos de inclusão” ou com dificuldades de
aprendizagem. Apesar de sermos essencialmente diferentes, nas escolas,
continuamos buscando a homogeneidade no agrupamento, na seriação e nas formas
de avaliação. Continuamos achando que turmas heterogêneas são um problema e que
a escola existe para ensinar aqueles que correspondem à média em termos de
desenvolvimento, sem levar em conta que o normal é a diversidade. Precisamos de
forma urgente ressignificar o papel social da escola, assumindo o desafio de
ensinar todos os alunos, compreendendo-os como diferentes uns dos outros. Não
podemos mais continuar planejando as aulas pensando num grupo homogêneo, pois a
mesma estratégia para todos, certamente será inadequada para parte deles”.
“Efetivar
essa pedagogia inclusiva requer não apenas um professor capacitado, mas também
tempo de planejamento, recursos materiais e humanos, trabalho colaborativo
entre profissionais e entre escola e família e uma cultura escolar inclusiva
dentro e fora de aula. [...]. não existe um caminho único ou uma metodologia
que possa ser simplesmente aplicada, nem mesmo uma capacitação que seja
suficiente. A educação numa perspectiva inclusiva se efetiva por meio de um processo
continuo e coletivo de reflexão sobre a prática, tendo como base os conceitos
de inclusão, igualdade e diferença”.
Pensando
nisto foi que a empresa Playtable usou a tecnologia a favor da inclusão. Com o
intuito de estimular o aprendizado e incluir os deficientes no âmbito escolar
desenvolveu a “mesa digital”, totalmente interativa e multidisciplinar, seus
jogos e aplicativos lúdicos são projetados por professores e especialistas em
diversas áreas do conhecimento, e são fundamentados nas diretrizes curriculares
do MEC tanto para a educação infantil quanto para os anos iniciais. O uso da
tecnologia para a educação vem para facilitar o desenvolvimento motor, “desenvolve
as habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de trabalhar assuntos
específicos como alfabetização, matemática, ciências, artes, história e
desenvolvem o raciocínio lógico, a memorização, a atenção, e paciência, a
criatividade, a resolução de problemas, as linguagens de expressão e a
coordenação motora, deixando os alunos mais curiosos, observadores concentrados
e comprometidos. A tecnologia infrared se caracteriza pela fácil usabilidade e
é, inclusive, acessível à criança com deficiência motora ou psíquica”. Por sua
fácil usabilidade e os diferentes níveis de aprendizado, entre outras
características, é considerada uma eficaz tecnologia para inclusão, um dos
meios de oferecer novas formas de aprendizado e desenvolvimento.
Presente
em mais de 350 escolas espalhadas pelo país, totalizando mil unidades ativas, o
projeto levou três anos de pesquisa e desenvolvimento para ficar pronto e pode
ser adquirido por R$ 11.000,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário