quarta-feira, 13 de setembro de 2017

A TECNOLOGIA PARA INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR HAND TALK (mãos que falam)

Por: Cleusenir Rosa Félix Nogarolli RU 1357688- 
Nicéia Terezinha Degan RU1352132
 Polo – Campo Largo- PR











Fonte: (Foto: Hand Talk/Divulgação) (Foto: Arquivo pessoal/ Ronaldo Tenório
Hand Talk um aplicativo que traduz conteúdos em Português para Libras, seja ele digitado, faladas ou até fotografado.
Professores da Escola Municipal Frei João Costa de Francisco Beltrão no Paraná, estão utilizando o aplicativo hand talk, que traduz em tempo real, qualquer palavra ou frase, em português, para Libras (Língua Brasileira de sinais).
Três Alagoanos, Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz desenvolveram o hand Talk, um aplicativo para smartphone, tabletes e outros eletrônicos portáteis, de uma eficiência chocante. Pois ele tem como intérprete virtual o Hugo, personagem, um boneco magrelo.
Ele possui braços longos e mãos grandes, que facilitam a expressão corporal. Outro detalhe é que ele também possui uma cabeça enorme para deixar clara a visualização  da expressão facial
Em 2013, o Hand Talk foi eleito pela ONU (Organização das Nações Unidas) o melhor aplicativo Social do mundo, por sua facilidade, interatividade e eficiência.
Além de auxiliar no processo de inclusão com alunos com deficiência, esse tipo de tecnologia permite um aprendizado em duas vias. Esse aplicativo é útil para alunos surdos, para que eles possam frequentar a escola de maneira adequada, além de estimular os alunos com deficiência, incentiva também os colegas aprenderem Libras e estreitar o relacionamento entre eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário