sexta-feira, 8 de setembro de 2017

ESCOLA DA CAPITAL PAULISTA SE TORNA REFERÊNCIA AO UTILIZAR APLICATIVO PRODEAF






De: Luciana Aparecida de lima
Polo- Campo Largo
RU-1368195

Escola Getúlio Vargas se destaca ao utilizar aplicativo ProDeaf com alunos surdos.
A escola Getúlio Vargas ao enfrentar problemas na inclusão de alunos com dificuldades na aprendizagem vem utilizando a ferramenta tecnológica ProDeaf para facilitar a aprendizagem desses alunos e tornar a comunicação de alunos surdos com alunos ouvintes.
Hoje em dia é comum se ouvir falar de inclusão nas escolas sejam estas particulares ou públicas, segundo o Censo Escolar entre 2005 e 2011 as matrículas de crianças com alguma necessidade especial em escolas regulares cresceu 112% e chegou a 558 mil crianças porém são poucas as escolas que se preocupam em tornar essa inclusão uma realidade, a maioria das escolas carecem de profissionais capacitados para ofertar ensino de qualidade para alunos com alguma necessidade especial entre outros problemas como a falta de infraestrutura e/ou a falta de materiais adequados. a ONU e o governo brasileiro que o lugar de toda criança é em uma escola convencional.
No ano de 2016 a escola Getúlio Vargas se deparou com um grande numero de alunos surdos matriculados o que despertou a atenção de gestores em relação a melhor forma de inclusão de alunos surdos em uma escola antes só de alunos ouvintes. Buscando a resposta de como facilitar a aprendizagem de alunos surdos em uma escola de alunos ouvintes e de melhorar a comunicação entre ambos o diretor foi buscar na tecnologia a solução para essa problemática.
O ProDeaf um software de tradução de texto e voz na língua portuguesa para Libras foi a solução encontrada. O aplicativo funciona com uma avatar que faz a tradução para a Libras , foi criado por alunos surdos e ouvintes em uma Universidade federal de Pernambuco disponível para versões  IOS e Android o aplicativo também traz um dicionário de Libras.
Com o uso desse aplicativo os alunos tiveram um maior desempenho na aprendizagem . A comunidade mostrou-se satisfeita com a solução encontrada pela escola.
Há muitos sofismas quando o assunto trata-se de inclusão no meio escolar, discursos elaborados que defendem uma igualdade quando na verdade o que se faz necessário é a busca por equidade oportunidade igual para todos, a diferença deve ser levada em conta para se encontrar meios para superá-la foi o que fez a escola Getúlio Vargas.
Estes são alguns exemplos de aplicativos que auxiliam na inclusão de pessoas com alguma necessidade especial: Virginia ajuda deficientes, CPqD Alcance, RAY para deficientes visuais, Alfabeto Libras, eo ProDeaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário