segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Aplicativos para estimular a leitura e a escrita de pessoas com dislexia



Aplicativos para estimular a leitura e a escrita de pessoas com dislexia
 Com a função de estimular a leitura e a escrita dos jogadores com dificuldades de aprendizagem.

Por Suelem Maria Ferreira Luiz  RU 985469
       Patrícia do Rocio Marcon    RU 992969
       Marilda Alfanio de Andrade RU 996636

Polo Campo Largo
Data: 08/08/2017

Descrição: Resultado de imagem para tablets e smartphones
Fonte: IPG Média Lab

Imagem relacionadaA tecnologia trouxe uma série de benefícios para a população. Com a finalidade de ajudar crianças com dificuldade na fala e organização de ideias, três alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Uninter do Paraná, polo de Apoio Presencial da Cidade de Campo Largo, desenvolveram um aplicativo para celulares e tablets que exercita o raciocínio e estimula o aprendizado.
Nos dias 03, 04 e 05 de agosto aconteceu na Universidade, uma feira de empreendedorismo, onde os alunos puderam participar de palestras, agregar valores, saber identificar oportunidades e
transformá-las em um negócio lucrativo. Através do empreendedorismo social, que difere do “clássico”, que tem como objetivo melhorias e soluções para a sociedade. Com o apoio e parceria dos professores, as alunas do Curso de Pedagogia: Patrícia do Rocio Marcon, Suelem Maria Ferreira e Marilda Alfanio de Andrade, do último período, desenvolveram aplicativos para jogos, com versão para tablets e smartphones.

Os jogos, que foram testados por crianças, entre 6 a 11 anos, que passam por tratamento de dificuldade de aprendizagem no CEMAE (Centro Educacional Municipal de Atendimento

Especializado), e a Escola Municipal Professora Neuza em Campo Largo - Paraná, com projetos voltados também a estimulação, leitura e a escrita de crianças e adolescentes com dislexia. Durante o período de testes notou-se algumas vantagens como:  concentração, criatividade, agilidade no raciocínio e a clareza na exposição das ideias, porém, notaram-se também algumas desvantagens como: menor controle emocional e cognitivo. Os games já estão disponíveis para download gratuito na Android Market.
O grupo que ficou com o primeiro lugar ganhou uma viagem aos EUA, para Janeiro de 2018, para conhecer o MIT – Massachusetts Institute of Technology, o CAST- Center for Applied Special Technology e o Programa Design That Matters. Os demais grupos participarão do 10º Encontro Anual da Rede CDI, em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina.
A comissão julgadora contou com os seguintes integrantes: Rodrigo Baggio, empreendedor social; Carolina Toledo Piza, neuropsicóloga, Fernanda CristinA Oichenas, fonoaudióloga,e com o seleto grupo de docentes da instituição, Fátima e Silva de Freitas, Maria Cristina Trois, Laima Irene, Mário Sérgio Michaliszyn, Kátia Cristina Soares, Helena Leomir de Souza, pediatra  Angélica Santos Muchinnsky e o universitário Victor Generoso.
O CEMAE se dedica a gerar, promover e divulgar ações que tenham impacto positivo na vida de crianças e jovens com transtornos de aprendizagem. E, para o desafio, os estudantes receberam apoio técnico de fonoaudiólogos e neuropsicólogos da Instituição para entender as reais necessidades dos usuários dos games.
Os jogos
O game “Estrelário” apresenta sílabas ao mesmo tempo em que as pronuncia, motivando o jogador a preencher as lacunas da palavra cruzada. O jogo “O mundo das cores” explora a memória de palavras em um quebra cabeças. E o “Arqueiro” envolve a associação de palavras ouvidas à sua ortografia.

Semana da Dislexia
A Semana da Dislexia é uma iniciativa do Instituto ABCD e foi inspirado na Dyslexia Awareness Week, que ocorre no mesmo período na Inglaterra, envolvendo toda a sociedade em torno de um assunto que atinge cerca de 6% da população. No Brasil, são aproximadamente 7,5 milhões de pessoas com dificuldades de aprendizagem.

SERVIÇO:
Premiação Desafio Empreendedor Social
Data: 19/08/2017
Horário: 11h
Local: Uninter – Polo de Campo Largo – PR.
Inscrições: Evento exclusivo para universitários e convidados.

Fonte: Equipe de Graduandos de Jornalismo da Uninter.

















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