Aplicativos para estimular a leitura e a escrita de
pessoas com dislexia
Com a função de estimular a leitura e
a escrita dos jogadores com dificuldades de aprendizagem.
Por Suelem Maria Ferreira Luiz RU 985469
Patrícia do Rocio Marcon RU 992969
Marilda
Alfanio de Andrade RU 996636
Polo Campo Largo
Data: 08/08/2017
Fonte: IPG
Média Lab
A tecnologia trouxe uma série de benefícios para a população.
Com a finalidade de
ajudar crianças com dificuldade na fala e organização de ideias, três alunas do
curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Uninter do Paraná, polo de
Apoio Presencial da Cidade de Campo Largo, desenvolveram um aplicativo
para celulares e tablets que exercita o raciocínio e estimula o
aprendizado.
Nos dias 03, 04 e 05 de agosto
aconteceu na Universidade, uma feira de empreendedorismo, onde os alunos
puderam participar de palestras, agregar valores, saber identificar
oportunidades e
transformá-las em
um negócio lucrativo.
Através do empreendedorismo social, que difere do “clássico”, que tem como
objetivo melhorias e soluções para a sociedade. Com o apoio e parceria dos
professores, as alunas do Curso de Pedagogia: Patrícia do Rocio Marcon, Suelem Maria Ferreira e Marilda
Alfanio de Andrade, do último período, desenvolveram aplicativos para jogos, com versão
para tablets e smartphones.
Os jogos, que foram testados por crianças, entre 6 a 11 anos, que passam
por tratamento de dificuldade de aprendizagem no CEMAE (Centro Educacional
Municipal de Atendimento
Especializado), e a Escola Municipal Professora Neuza em Campo Largo -
Paraná, com projetos voltados também a estimulação, leitura e a escrita de
crianças e adolescentes com dislexia. Durante o período de testes notou-se
algumas vantagens como: concentração,
criatividade, agilidade no raciocínio e a clareza na exposição das ideias,
porém, notaram-se também algumas desvantagens como: menor controle emocional e
cognitivo. Os games já estão disponíveis para
download gratuito na Android Market.
O grupo que ficou com o primeiro lugar ganhou uma viagem aos EUA, para
Janeiro de 2018, para conhecer o MIT – Massachusetts Institute of Technology, o
CAST- Center for Applied Special Technology e o Programa Design That Matters.
Os demais grupos participarão do 10º Encontro Anual da Rede CDI, em
Florianópolis, no Estado de Santa Catarina.
A comissão julgadora contou com os seguintes integrantes: Rodrigo
Baggio, empreendedor social; Carolina Toledo Piza, neuropsicóloga, Fernanda
CristinA Oichenas, fonoaudióloga,e com o seleto grupo de docentes da
instituição, Fátima e Silva de Freitas, Maria Cristina Trois, Laima Irene,
Mário Sérgio Michaliszyn, Kátia Cristina Soares, Helena Leomir de Souza,
pediatra Angélica Santos Muchinnsky e o
universitário Victor Generoso.
O CEMAE se dedica a gerar, promover e divulgar ações que tenham impacto
positivo na vida de crianças e jovens com transtornos de aprendizagem. E, para
o desafio, os estudantes receberam apoio técnico de fonoaudiólogos e
neuropsicólogos da Instituição para entender as reais necessidades dos usuários
dos games.
Os jogos
O game “Estrelário” apresenta sílabas ao mesmo tempo em que as pronuncia, motivando o jogador a preencher as lacunas da palavra cruzada. O jogo “O mundo das cores” explora a memória de palavras em um quebra cabeças. E o “Arqueiro” envolve a associação de palavras ouvidas à sua ortografia.
O game “Estrelário” apresenta sílabas ao mesmo tempo em que as pronuncia, motivando o jogador a preencher as lacunas da palavra cruzada. O jogo “O mundo das cores” explora a memória de palavras em um quebra cabeças. E o “Arqueiro” envolve a associação de palavras ouvidas à sua ortografia.
Semana
da Dislexia
A Semana da Dislexia é uma iniciativa do Instituto ABCD e foi inspirado na Dyslexia Awareness Week, que ocorre no mesmo período na Inglaterra, envolvendo toda a sociedade em torno de um assunto que atinge cerca de 6% da população. No Brasil, são aproximadamente 7,5 milhões de pessoas com dificuldades de aprendizagem.
A Semana da Dislexia é uma iniciativa do Instituto ABCD e foi inspirado na Dyslexia Awareness Week, que ocorre no mesmo período na Inglaterra, envolvendo toda a sociedade em torno de um assunto que atinge cerca de 6% da população. No Brasil, são aproximadamente 7,5 milhões de pessoas com dificuldades de aprendizagem.
SERVIÇO:
Premiação Desafio Empreendedor Social
Data: 19/08/2017
Horário: 11h
Local: Uninter – Polo de Campo Largo – PR.
Inscrições: Evento exclusivo para universitários e convidados.
Premiação Desafio Empreendedor Social
Data: 19/08/2017
Horário: 11h
Local: Uninter – Polo de Campo Largo – PR.
Inscrições: Evento exclusivo para universitários e convidados.
Fonte: Equipe de Graduandos de Jornalismo da Uninter.
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