segunda-feira, 11 de setembro de 2017


Hand Talk o aplicativo que traduz e ensina a Língua de Sinais
Por Sebastião Elias de Andrade RU 1737094
Polo – Campo Largo
Data 11/09/17


 
 










“O aplicativo Hond Talk foi divulgado pela primeira vez no final de 2014, pois já era reconhecido pela ONU como um dos melhores negócios sociais do planeta, pois já estava sendo usado por 1,5 milhões de pessoas, e hoje tempos depois em parceria com o MEC está presente em milhares de tablets da rede pública de ensino auxiliando na educação de alunos surdos por todo Brasil”.
O aplicativo Hard Talk disponível para downloads funciona com a ajuda de um boneco virtual chamado Hugo que e capaz de fazer a tradução de sons e textos em PDF para a Língua de Sinais LIBRAS, pois partindo da necessidade de inúmeras pessoas deficientes auditivas espalhadas pelo mundo totalizando cerca de 360 milhões, e só no Brasil este número chega a dez milhões de pessoas com necessidades de comunicação sendo assim cerca de 5% da população brasileira de acordo com o censo 2010 do IBGE.
O aplicativo Hard Talk e um tradutor de bolso usado como um recurso de tradução para libras, ajudando e estreitando laços entre surdos e ouvintes, que além de traduzir conteúdos para línguas de sinais, também esta presente em uma versão educativo chamado Hugo ensina com vídeos com expressões e sinais em libras, sendo usado também por pessoas ouvintes para aprendizado da LIBRAS e no auxílio da comunicação com os não ouvintes facilitando a interação entre elas.
Na Escola Professora Neuza Barbosa onde a professora Maria Aparecida da Silva trabalha no ensino fundamental, percebendo a necessidade dos alunos de sua turma na comunicação, pois tem um aluno de inclusão com necessidades auditivas e amparado pela LDB lei 13.146/2015, sancionada dia 02 de janeiro de 2016, que garante a inclusão de pessoas com deficiências. A professora Maria resolve tornar efetiva a inclusão de seu aluno na classe. A partir de pesquisas e estudos para inserir realmente seu aluno na interação com os demais colegas e toda a equipe escolar, ela encontra no aplicativo Hand Talk um grande aliado para promover a interação na sala e em toda escola. Depois do sucesso em sala com um bom rendimento, tanto social como cognitivo do seu aluno incluso com os demais colegas a professora junto com a equipe pedagógica resolveram ampliar para todo o âmbito escolar, desenvolvendo um grande projeto para efetivar a inclusão com todos na escola.

A iniciativa da professora Maria aparecida da Silva teve um retorno tão positivo que ganhou reconhecimento do município. Tempo depois a secretaria da educação resolveu ampliar o projeto para as demais escolas do município, promovendo palestras para equipes docentes e discentes e a comunidade, que perceberam a importância da inserção e não apenas a inclusão do aluno em sala de aula. E que com boas ideias, e o auxilio da tecnologia, podemos fazer a diferença na vida dessas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário