quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Um jogo desenvolvido para a aprendizagem e o desenvolvimento motor


UM JOGO DESENVOLVIDO PARA A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO MOTOR

Por: Ivanilda do Rosário de França RU 1600219
Polo – Campo Largo
Data: 10/09/2017
 
 




Fonte: Disponível em:< http://srmavelino.blogspot.com.br/2014/10/> Acesso em 10/09/2017
Conforme a Política Nacional de Educação Especial determina que todos os alunos com necessidades educacionais especiais sejam matriculados em turmas regulares. Dessa forma, os espaços, as tecnologias e as capacitações profissionais vêm evoluindo constantemente. Professores do Pré II do ensino fundamental da Escola Municipal Augusto Marques Sobrinho situada em Campo Largo vem aderindo o uso das tecnologias para promover a inclusão em sala de aula. Entre essas tecnologias está o aplicativo Moviletrando, direcionado a crianças com Síndrome de Down, disponível gratuitamente para instituições de ensino e associações de assistência ao paciente especial. O projeto é um jogo eletrônico, com o objetivo inicial de ajudar crianças com Down no desenvolvimento motor e na fase inicial de aprendizagem, principalmente no desenvolvimento da aprendizagem das letras e números, mas outros públicos estão sendo beneficiados. Há relatos de usos também por crianças com déficit de atenção e autismo.
Contam às professoras que os programas foram instalados pelos estagiários da UDESC (Universidade do estado de Santa Catarina) e estão sendo muito aproveitados pelos alunos da escola, realmente podem ver o interesse e animação das crianças ao trabalhar com eles, pois além de ajudar no desenvolvimento deles, fazem com que prestem atenção e se concentrem no que estão fazendo, treinando em muitos a atenção.
MoviLetrando pode ser instalado em qualquer computador, sem a necessidade de consoles. A única exigência é o acompanhamento de uma webcam, responsável por fazer a captura de movimento do usuário para que o programa possa interpretá-lo. A imagem capturada pela câmera é o próprio jogador e o cenário do jogo, sendo possível o indivíduo conhecer o próprio corpo e definir as estratégias motoras necessárias para executar um determinado movimento.No entanto, o jogo é indicado apenas a escolas e organizações porque necessita de acompanhamento de profissionais capacitados para dar apoio durante o uso.

No caso do jogo voltado para o desenvolvimento motor, a criança terá de interagir com objetos lúdicos virtuais que surgirão na tela do computador. O jogo para desenvolvimento motor já resultou em avaliação científica. Para o desenvolvimento da aprendizagem, o jogo apresenta um conjunto de letras e, a partir de indicação sonora, precisa escolher a opção correta.

Essa é uma das iniciativas tecnológicas inovadoras voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência no estado de Santa Catarina, abrangendo também para o Paraná e São Paulo.

Vale a pena conferir os resultados que estão sendo colhidos nas instituições que aderiram ao programa, bem como a satisfação dos professores em perceber que esse modelo de  aprendizagem vem sendo muito significativo para os alunos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário