segunda-feira, 11 de setembro de 2017

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Matilde Batista Popovicz
Polo – Campo Largo
Data 11/09/2017


FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA



O DOSVOX é um sistema   computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, desenvolvido pelo Instituto Tércio Pacitini (antigo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais a microcomputadores.
Através do seu uso é possível observar um aumento muito significativo no índice de independência e motivação das pessoas com deficiência visual, tanto no estudo, trabalho ou interação com outras pessoas. Atualmente o projeto conta com mais de 80.000 usuários    espalhados pelo Brasil, Portugal e América Latina.

O Colégio Estadual Lize adotou o sistema DOSVOX como ferramenta tecnológica de inclusão para  alunos com deficiência visual. Num primeiro momento atenderá aos alunos do ensino fundamental ll e ensino médio abrangendo todas as disciplinas, objetivando uma interação maior do professor com o aluno portador de deficiência visual e com o coletivo. Tem como vantagem a era tecnológica que a sociedade atual vivencia, e, desvantagens é que, para algumas realidades educacionais torna-se inacessível. Assim sendo a inclusão torna-se impossível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário