Matilde Batista Popovicz
Polo – Campo Largo
Data 11/09/2017
FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O DOSVOX é um
sistema computacional, baseado no uso
intensivo de síntese de voz, desenvolvido pelo Instituto Tércio Pacitini
(antigo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade do Rio de Janeiro
(UFRJ), que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais a
microcomputadores.
Através do seu
uso é possível observar um aumento muito significativo no índice de
independência e motivação das pessoas com deficiência visual, tanto no estudo,
trabalho ou interação com outras pessoas. Atualmente o projeto conta com mais
de 80.000 usuários espalhados pelo
Brasil, Portugal e América Latina.
O Colégio
Estadual Lize adotou o sistema DOSVOX como ferramenta tecnológica de inclusão
para alunos com deficiência visual. Num primeiro momento atenderá aos alunos
do ensino fundamental ll e ensino médio abrangendo todas as disciplinas,
objetivando uma interação maior do professor com o aluno portador de
deficiência visual e com o coletivo. Tem como vantagem a era tecnológica que a
sociedade atual vivencia, e, desvantagens é que, para algumas realidades
educacionais torna-se inacessível. Assim sendo a inclusão torna-se impossível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário