APLICATIVO POSSIBILITA VOZ
E AUTONOMIA PARA CRIANÇAS
Por Samira Muller Bernardo
Polo-Campo Largo
Data 18/08/2017
Fonte:
Google.com. br
Escola Caminhos do Amor localizada na cidade de Curitiba
PR vem usando em sala de aula o aplicativo livox que é para tablets onde permite
às pessoas com deficiência melhorar e facilitar a comunicação, no qual tem
apresentado resultados surpreendentes segundo os professores e pais. Este
software ajuda na formação de frases, por meio de imagens e textos.
É usado para pessoas que tem dificuldades em falar. O software está sendo
atualizado para aqueles que só poderão operá-lo através dos olhos. É baseado em
algoritmos inteligentes que se ajustam a diferentes graus de deficiência
motora, cognitiva e visual. É capaz de corrigir o toque impreciso na tela do
tablet da pessoa com deficiência. O teclado virtual utiliza comando de voz para
falar palavras ou frases que estão sendo digitadas, o que torna possível a
comunicação do usuário com outras pessoas. O software permite a criação de
pranchas com imagens personalizadas e compartilhar conteúdos entre tablets que
possuem o app.
A tecnologia pode aproximar as pessoas, como é o caso do
livox que possibilita uma melhor comunicação daqueles que não falam, tem alguma
dificuldade em se comunicar ou sofrem com problemas motores.
O software reproduz em áudio textos digitados através de
teclado virtual ou oferece a construção de orações ou frases. São sucedidos de
botões com imagens e textos. O Livox ainda traz diversas perguntas e respostas,
com desenhos característicos, para que a pessoa com deficiência possa interagir
em uma conversa. Todos esses itens são variáveis, ou seja, os pais podem
incluir e excluir frases e fotos, assim como músicas e filmes ao repertório da
criança. Também é possível incluir exercícios e materiais de reforço das
atividades escolares.
Pensando em como essa ferramenta seria importante para a
comunicação em sala de aula a escola Caminhos para o Amor localizada na cidade
de Curitiba PR desenvolveu um projeto em parceria com o governo do estado e
empresas privadas. Conseguiu alguns tablets e baixar o aplicativo para seus alunos.
Esse recurso foi fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem das
crianças.
“A criança
consegue expressar melhor seus desejos, vontades e o que está sentindo. Facilita
a liberdade do aluno porque ele consegue se comunicar com outras pessoas que
não sejam as que convivem com ele. Consegue expressar e comunicar com todas as
pessoas e sente-se mais autônomo”, afirma a professora Zezé.
A diretora Maria Brasil ressalta que a iniciativa de usar
essa ferramenta em sala de aula melhorou muito o desempenho de professores e
seus alunos. As crianças tornaram-se mais alegres e os pais o usam em casa também
e tornou muito melhor o aprendizado. Tudo isso deve-se ao aplicativo também
conseguir incluir exercícios escolares facilitando a inclusão.A tecnologia
beneficiou muito e espera que venham outros aplicativos para a inclusão na
escola.
A escola tem usado o livox em suas aulas para facilitar a
liberdade das crianças, segundo os pais tem facilitado a vida também em casa.
Ficam mais autônomos e sentem-se mais capazes. Os alunos da escola estão
caminhando para uma inclusão no que diz respeito à realidade de ensino e não
somente o que preconizam as leis. Fornecer meios como esse é fundamental. A
tecnologia usada neste centro de ensino deve servir de exemplo para que mais
crianças possam sentir-se autônomas e incluídas.
Todos saem ganhando com o uso de tecnologias em sala de
aula. Os alunos da escola, os pais e professores. Entretanto os maiores ganhos
são de quem usa porque consegue interagir com todos de seu meio sem precisar
ficar gesticulando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário