quinta-feira, 14 de setembro de 2017


ESTUDANTES COM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO LINGUISTICO RECEBEM TABLETES COM APLICATIVO ARAMUMO QUE FACILITA A APRENDIZAGEM

Por :Taize do Rocio Siqueira, RU 769342
       Polo – Campo Largo - PR
Data: 24/08/2017

Fonte: site Play Google

 Alunos de escolas municipais de Campo Largo, que possuem alguma dificuldade no desenvolvimento linguístico passaram a utilizar o aplicativo Aramumo, o qual facilitará a aprendizagem, 100 estudantes com dislexia (Um transtorno especifico e persistente da leitura e da escrita, que se caracteriza por um baixo desempenho na capacidade de ler e escrever) receberam nesta sexta-feira (25) tabletes com o aplicativo Aramumo. Esse aplicativo foi criado em 2012 por dois alunos do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), e venceu um desafio promovido pelo Instituto ABC.

O aplicativo vai auxiliar e facilitar a aprendizagem destes alunos que podem contar com esse tipo de ferramenta graças ao avanço tecnológico. A entrega dos equipamentos aos alunos da rede municipal de ensino de Campo Largo aconteceu na Escola Municipal Maria Aparecida Garden, localizada no bairro Nossa Senhora do Rocio em Campo Largo. Foram entregues ainda outros 350 tabletes para todas as escolas que têm salas de recursos multifuncionais, onde professores da educação especial atendem os estudantes com deficiência. O montante investido foi de R$ 6,5 milhões.

O aplicativo Aramumo, se parece com palavras cruzadas, só que ao invés de letras avulsas, o usuário deve utilizar as silabas que aparecem flutuando na tela dentro de bolhas, para formar palavras no tabuleiro virtual. O usuário ouve um conjunto de palavras e então arrasta as bolhas flutuantes colocando-as nas posições corretas na grade quadricular para que as setas correspondam às palavras ouvidas. “Os tabletes com o Aramumo e vários outros aplicativos com conteúdo pedagógico vai abrir diversas possibilidades para esses alunos, será uma ferramenta importante que auxilia professores e facilita a aprendizagem dos alunos”, considera a secretária de Educação de Campo Largo, Dora Imacep. A Professora Maria Julia, relata: “Desde o inicio do uso do aplicativo as crianças apresentaram um aumento considerável em seus rendimentos”.


                                                      Fonte: site Play Google


O uso da tecnologia vem aprimorando a qualidade da educação proporcionando novos caminhos para o ensino aprendizagem ajuda a elevar os índices de desenvolvimento da educação básica, torna as aulas mais atraentes, e inovadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário