terça-feira, 12 de setembro de 2017

Inovação tecnológica para inclusão de alunos cegos no ensino regular.

 IMAGINE LER ESSA FRASE EM BRAILE DIRETAMENTE
NO RELÓGIO EM SEU PULSO? AGORA É POSSÍVEL,

CONHEÇA O MUNDO DA INCLUSÃO!

Por (Marcos Aurélio Miquelasso, 1795850)
Polo – Campo Largo
Data ( 28/06/2017)

Imagem: Dotincorp



Os professores da colégio Juventude de Santo Antonio, localizado no município de Balsa Nova Paraná, tem 3 alunos com deficiência visual, sendo dois deles na 8° série fundamental, e um no 2° ano do ensino médio. As aulas nas últimas semanas ficaram mais atrativas e inclusivas pois agora esses alunos contam com uma ajudinha extra para entender o conteúdo ministrado durante as aulas. Essa ajudinha veio em forma de tecnologia, isso mesmo, graças a ciência estamos quebrando barreiras que no século passado eram consideradas coisas só possíveis no cinema. O colégio recebeu por meio de doação de uma ONG, uma inovação tecnológica que está facilitando a vida dos alunos com deficiência visual, trata-se de um simples e compacto relógio conhecido como SMART WHATCH, ou relógio inteligente em sua tradução para o português. Esse relógio que na verdade de simples não tem nada, levando em consideração a tecnologia inovadora que ele trouxe, possibilita que palavras e textos sejam traduzidos para BRAILE em tempo real.
O produto foi desenvolvido por uma empresa na Coréia do Sul a Dotincorp, e foi batizado com o nome da própria empresa. Não ache que o pequeno DOT, se reduz a simples função de mostrar a hora certa em Braile, pois esse inovador  relógio possui em sua interface um painel com 24 pinos que exibe quatro caracteres por vez transformando textos convencionais em Braile, os pinos sobem e descem mudando sua configuração e formando palavras. Você pode usar o DOT para ler mensagens de texto e emails do seu Smartphone e desktop, ainda tem a possibilidade de realizar a leitura de E-Books. A conexão ao dispositivo pode ser feita via interface Bluetooth ou porta USB ou usando o App pareado com o celular.


Em entrevista ao site Tech in Asia, o diretor-executivo e co-fundador da companhia Dot, Eric Ju Yoon Kim, diz esperar que o acessório liberte as pessoas cegas para que interajam com os seus dispositivos em seus próprios termos.

"Até agora, se você recebesse uma mensagem da sua namorada no seu Smartphone, por exemplo, você tinha que escutar a assistente lê-la naquela voz, que é impessoal. Você não preferia ler a mensagem para si mesmo e escutar a voz da sua namorada na sua cabeça?"

Hà outras funcionalidades, pois como todo bom relógio deve ser, o DOT também marcas as horas, ele conta com funções de alarme, GPS, e recursos de notificação sendo o relógio equipado com um componente de vibração.
Segundo os professores do colégio, agora os alunos sentem-se mais incluídos e as aulas tornaram-se mais produtivas.




Video: Dotincorp















Nenhum comentário:

Postar um comentário