segunda-feira, 11 de setembro de 2017

QUEBRANDO BARREIAS DE COMUNICAÇÃO: TRADUZA TEXTO E VOZ EM PORTUGUÊS PARA LIBRAS


QUEBRANDO BARREIAS DE COMUNICAÇÃO: TRADUZA TEXTO E VOZ EM PORTUGUÊS PARA LIBRAS.

Por Aline de Oliveira Soares – RU 1774172 e Rafaela Perussulo Dias Pereira – RU 1219100.
Polo – Campo Largo
Data (11/09/2017)


Fonte: Google

Existem mais de 10 milhões de surdos de acordo com o Censo 2010 do IBGE no Brasil, sendo que a maioria utiliza a Libras como sua principal língua, e na maioria das vezes o conhecimento da língua portuguesa é escasso. Desta maneira, faz-se necessário estabelecer um canal de comunicação a inclusão ao meio de pessoas ouvintes. Foi a partir deste idéia, que o aplicativo ProDeaf foi desenvolvido.

A Língua Brasileira de Sinais – Libras, é considerada a segunda língua oficial brasileira, instituída pela Lei 10.436/2002 e regulamentada pelos decretos 5.296/2004 e 5.626/2005, o qual possibilita o acesso a comunicação dos deficientes auditivos no país.

O ProDeaf Tradutor, trata-se de um aplicativo disponível para download gratuito para Andoid e iOS, onde é possível falar frases ou escreve-las, e um boneco humano representado em 3D, a traduz em tempo real para Libras. Com isso, torna-se possível a fácil comunicação entre surdos e ouvintes.

Pesquisando sobre tecnologias, foi que a professora Regina, licenciada em Matemática, descobriu sobre aplicativo, e viu neste a possibilidade de aplicá-lo em uma de suas turmas do 9º ano, na qual a mesma possui uma aluna com deficiência auditiva de14 anos.

Regina afirma que sempre teve muita dificuldade de comunicação, pois não conhece a Língua Brasileira de Sinais, e a escola onde leciona possui apenas uma intérprete que não consegue atender toda a demanda da escola pública, e isso sempre dificultou no momento da transmissão do conteúdo a sua aluna, pois a mesma sempre estava atrasada com relação a matéria e em atividades em sala de aula, comparado aos seus demais colegas, quando a intérprete não estava presente.

A Professora apresentou sua ideia de utilização do aplicativo a coordenação de pedagogia da escola, para análise, e este foi aprovado e liberado para teste nas aulas de Regina do 9º ano com a aluna Clara (deficiente auditiva de grau moderado e alfabetizada em Libras). A escola disponibilizou um tablet à professora, para que ela entregasse à aluna em suas aulas. Rapidamente, Clara se familiarizou com o aplicativo ProDeaf Tradutor, e afirmou que este o trouxe grandes vantagens no aprendizado, facilitando sua comunicação com a professora.  Além disso, a aluna disse não sentir-se tão excluída quando antes, pois consegue acompanhar a matéria no mesmo tempo que seus demais colegas ouvintes.

Diante do sucesso do aplicativo em sala de aula, a escola está buscando recursos para aquisição de mais tablets, para que se torne uma ferramenta de inclusão de seus 6 alunos que possuem deficiência auditiva, para utilização em tempo integral na escola.

Foram encontrados barreiras em relação ao uso do aplicativo, pois nem todos os professores o aceitaram de maneira positiva, pois tiveram que se adaptar a utilização desta tecnologia. Para que o ProDeaf funcione corretamente, o conteúdo deve ser exposto de maneira mais pausada, onde estes afirmam que pode ocorrer o atraso matéria.

São a partir de professores dedicados e comprometidos com a educação, como Regina, que as barreiras estão sendo quebradas, e a inclusão de pessoas portadores de deficiência está se tornando cada vez mais presente.

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