quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Livox o aplicativo que permite que alunos com deficiência tenham mais autonomia em sala de aula.


ESCOLA DE RECIFE UTILIZA O APLICATIVO LIVOX O QUE PERMITE QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA TENHAM AUTONOMIA NA COMUNICAÇÃO.

Por Paola Rutke, 1403181
Polo – Campo Largo
Data 12/09/2017

 
 
  Fonte: http://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2015/06/09/486058/20150609175615612458o.jpg

O software Livox é o primeiro programa de comunicação alternativa para tablets totalmente em português. Ele foi criado por Carlos Pereira, analista de sistemas e pai de uma criança com paralisia cerebral. O aplicativo permite que pessoas com qualquer tipo de deficiência que impeça o processo da fala, como autismo ou paralisia cerebral, tenham autonomia na comunicação.

Estudantes do Recife estão utilizando o Livox, 5.000 licenças do software que hoje são utilizadas por alunos de escolas municipais, como a de Educação Infantil Engenho do Meio, na periferia da capital pernambucana. 

"Quando vi o Livox em um programa de televisão, disse que queria aquilo para os meus alunos. A gente procurou a Secretaria [de Educação do Recife], que disponibilizou o serviço e topei testar", conta Jeyse Anne de Oliveira, 36, professora de atendimento educacional especializado no Engenho do Meio.

A escola é referência no atendimento de jovens com deficiência, promovendo a inclusão de 86 alunos com alguma carência física ou intelectual. Uma tecnologia reconhecida e premiada internacionalmente. O aplicativo foi premiado pela ONU como o melhor aplicativo de inclusão social do mundo e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como a plataforma como a inovação tecnológica com maior impacto em 2014.


O equipamento de Tecnologia Assistiva facilita diretamente a comunicação de 260 estudantes com deficiência e indiretamente a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife que são recebidos nas Salas de Recursos Multifuncionais. Esse fato é decorrente da aquisição de cinco mil licenças do Livox realizada pela Secretaria de Educação do Recife para usar com alunos da Educação Especial, do Ensino Fundamental em 2016. Essas licenças foram instaladas em tablets multitoques e distribuídos para 180 escolas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental no início de 2016.

São grandes as possibilidades do aplicativo, o qual tem amplo potencial para uso pedagógico e comunicacional para os estudantes, pois é baseado em algoritmos inteligentes que se ajustam a vários graus de dificuldades motora, visual e cognitiva, corrigindo até mesmo os toques imprecisos das pessoas com deficiências. Dessa forma, essa ferramenta é utilizada como instrumento de inclusão, recurso auxiliar da alfabetização e do estudo de conceitos de disciplinas como a matemática.

Através do Livox, os usuários podem relatar emoções, indicar exatamente o que querem comer; selecionar desenhos, filmes, jogos, músicas que desejam assistir e escutar; ajuda a aprender a ler e a estudar conceitos complexos; interagir rapidamente em perguntas cujas respostas sejam sim ou não; entre outras coisas.

As atividades são ativadas através do comando de toque na tela, selecionando figuras, textos ou vídeos no tablet com o aplicativo instalado e as respostas são expressas através de voz sintética, além disso aumenta o nível do aprendizado a capacidade de atenção e concentração, suporta a compreensão das perguntas, instruções e informações gerais; facilita a identificação da imagem de si mesmo e membros de sua família; fortalece a memória, recordando imagens de situações da vida diária; fortalece as funções executivas do cérebro: a memória, planejamento, resolução de problemas; exercita a memória de curto e médio prazo; promove a compreensão da informação visual e auditiva recebida; facilita a compreensão dos conceitos relacionados com o espaço e ao tempo; diminui o tempo de aprendizagem para leitura e entendimento; gera habilidades para atividades de planejamento, observação do exercício, descrição, comparação e análise; fortalece a compreensão semântica: Entender o que cada palavra significa, estruturar frases completas; habilidades e exercícios de pensamento; Detalhes da observação, Descrição por vários critérios (cor, forma, tamanho).


E a desvantagem foi apresentado o conceito de tecnologia assistida de pessoa como meio para mover a inclusão de pessoas com deficiente na sociedade e mais especificamente a comunicações aumentativa e alternativa (CAA). Voltadas para pessoas impossibilitadas de utilizar à fala para se comunicar, neste contexto, foi proposto proposta um novo paradigma para a personalizada de     conteúdo de PCA, baseado em linguagem e modelagem. As pessoas acham e vista da grande luta dos pais pelas crianças o APP deveria ser totalmente gratuito, e desvantagens informar claramente necessário adquirir uma licença do Livox. 


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