ESCOLA DE RECIFE UTILIZA O APLICATIVO LIVOX O QUE PERMITE QUE
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA TENHAM AUTONOMIA NA COMUNICAÇÃO.
Por Paola Rutke, 1403181
Polo – Campo Largo
Data 12/09/2017
|
Fonte: http://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2015/06/09/486058/20150609175615612458o.jpg
O software Livox é o
primeiro programa de comunicação alternativa para tablets totalmente em
português. Ele foi criado por Carlos Pereira, analista de sistemas e pai de uma
criança com paralisia cerebral. O aplicativo permite que pessoas com qualquer
tipo de deficiência que impeça o processo da fala, como autismo ou paralisia
cerebral, tenham autonomia na comunicação.
Estudantes do Recife
estão utilizando o Livox, 5.000 licenças do software que hoje são utilizadas
por alunos de escolas municipais, como a de Educação Infantil Engenho do Meio,
na periferia da capital pernambucana.
"Quando vi o Livox
em um programa de televisão, disse que queria aquilo para os meus alunos. A
gente procurou a Secretaria [de Educação do Recife], que disponibilizou o
serviço e topei testar", conta Jeyse Anne de Oliveira, 36, professora de
atendimento educacional especializado no Engenho do Meio.
A escola é referência no
atendimento de jovens com deficiência, promovendo a inclusão de 86 alunos com
alguma carência física ou intelectual. Uma tecnologia reconhecida e premiada
internacionalmente. O aplicativo foi premiado pela ONU como o melhor aplicativo
de inclusão social do mundo e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento
(BID) como a plataforma como a inovação tecnológica com maior impacto em 2014.
O equipamento de
Tecnologia Assistiva facilita diretamente a comunicação de 260 estudantes com
deficiência e indiretamente a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino
do Recife que são recebidos nas Salas de Recursos Multifuncionais. Esse fato é
decorrente da aquisição de cinco mil licenças do Livox realizada pela
Secretaria de Educação do Recife para usar com alunos da Educação Especial, do
Ensino Fundamental em 2016. Essas licenças foram instaladas em tablets
multitoques e distribuídos para 180 escolas de Anos Iniciais do Ensino
Fundamental no início de 2016.
São grandes as
possibilidades do aplicativo, o qual tem amplo potencial para uso pedagógico e
comunicacional para os estudantes, pois é baseado em algoritmos inteligentes
que se ajustam a vários graus de dificuldades motora, visual e cognitiva,
corrigindo até mesmo os toques imprecisos das pessoas com deficiências. Dessa
forma, essa ferramenta é utilizada como instrumento de inclusão, recurso
auxiliar da alfabetização e do estudo de conceitos de disciplinas como a
matemática.
Através do Livox, os
usuários podem relatar emoções, indicar exatamente o que querem comer;
selecionar desenhos, filmes, jogos, músicas que desejam assistir e escutar;
ajuda a aprender a ler e a estudar conceitos complexos; interagir rapidamente
em perguntas cujas respostas sejam sim ou não; entre outras coisas.
As atividades são
ativadas através do comando de toque na tela, selecionando figuras, textos ou
vídeos no tablet com o aplicativo instalado e as respostas são expressas
através de voz sintética, além disso aumenta o nível do aprendizado a
capacidade de atenção e concentração, suporta a compreensão das perguntas,
instruções e informações gerais; facilita a identificação da imagem de si mesmo
e membros de sua família; fortalece a memória, recordando imagens de situações
da vida diária; fortalece as funções executivas do cérebro: a memória,
planejamento, resolução de problemas; exercita a memória de curto e médio
prazo; promove a compreensão da informação visual e auditiva recebida; facilita
a compreensão dos conceitos relacionados com o espaço e ao tempo; diminui o tempo
de aprendizagem para leitura e entendimento; gera habilidades para atividades
de planejamento, observação do exercício, descrição, comparação e análise;
fortalece a compreensão semântica: Entender o que cada palavra significa,
estruturar frases completas; habilidades e exercícios de pensamento; Detalhes
da observação, Descrição por vários critérios (cor, forma, tamanho).
E a desvantagem foi
apresentado o conceito de tecnologia assistida de pessoa como meio para mover a
inclusão de pessoas com deficiente na sociedade e mais especificamente a
comunicações aumentativa e alternativa (CAA). Voltadas para pessoas
impossibilitadas de utilizar à fala para se comunicar, neste contexto, foi
proposto proposta um novo paradigma para a personalizada de conteúdo de PCA, baseado em linguagem e
modelagem. As pessoas acham e vista da grande luta dos pais pelas crianças o
APP deveria ser totalmente gratuito, e desvantagens informar claramente
necessário adquirir uma licença do Livox.
Nenhum comentário:
Postar um comentário