segunda-feira, 11 de setembro de 2017

App ajuda na inclusão de crianças surdas

App ajuda na inclusão de crianças surdas


Por Isabel Francisco, 1329895
Polo - Campo Largo
10/09/2017


Fonte: Google

Poucas coisas são tão importantes quanto a capacidade de se comunicar. Os grandes feitos da humanidade seriam inúteis se não tivesse a comunicação. Os surdos se comunicam com gestos, eles criaram as línguas de sinais, e se comunicam através delas, no Brasil essa língua chama-se Libras - Língua Brasileira de Sinais, e os ouvintes se comunicam em português. Mas seria ótimo se ambos pudessem se relacionar de forma fácil e descomplicada. Com esse objetivo a Escola Maria Antonieta, localizada no município de Sobrado no Paraná está usando um aplicativo para ajudar professores a se comunicar e ensinar os conteúdos de forma mais fácil e prazerosa aos alunos surdos.
Segundo a diretora Beatriz Forte, os professores não conseguiam atender às expectativas com os alunos surdos, porque muitas vezes esses alunos não conseguiam fazer a leitura labial durante toda a explicação do professor, e a escola não conta com professor intérprete.
Com o trabalho em conjunto da equipe pedagógica e APMF, descobriram um aplicativo que faz tradução de voz da língua portuguesa para libras, o ProDeaf móvel. Nele a pessoa digita ou pronuncia uma frase e um avatar realiza a tradução para a língua de sinais. A escola então precisou fazer rifas com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de tablets para o uso dos alunos Mariana e Felipe ambos com 11 anos e estudantes do 5º ano. Assim que os aparelhos foram comprados o professor Mauricio que ministra aulas de informática, fez o download do aplicativo ProDeaf e os tablets foram entregues aos alunos para que fossem feitos testes para avaliar se o aplicativo realmente atendia às necessidades deles.
Logo nos primeiros dias de uso, professores relataram a melhora no envolvimento de Mariana e Felipe em todas as aulas, e também dos colegas de classe com relação a eles, pois todos queriam usar o aplicativo para conversar com os amigos que antes tinham mais dificuldades de se relacionar.

Fonte: Google

Agora eles podem tirar suas dúvidas instantaneamente, os alunos solicitam ao professor que repita a explicação para o ProDeaf, que com o uso da internet traduz a fala ou mensagem digitalizada para a língua de sinais e o aluno consegue compreender o conteúdo ministrado. O aplicativo facilitou muito o dia a dia na escola, diz Maria Lucia, professora de história da instituição.
O aplicativo possui outra versão para a tradução de textos em sites, o ProDeaf Web, que conta também com um avatar que faz a tradução de textos escritos, para libras. Essa versão também é utilizada na escola, pois segundo os professores, os alunos surdos tem muita dificuldade em leitura da língua portuguesa.
Com o auxílio destes aplicativos a diretora conta que aumentou a autoestima e a independência desses alunos notoriamente e que os colegas se aproximaram ainda mais, já que melhorou a comunicação com os  amigos surdos. Os professores dizem que as aulas ficaram mais interessantes, inclusive para eles. Mariana e Felipe agradecem aos inventores do ProDeaf porque agora eles tem mais acessibilidade à comunicação com todos da escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário