segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Inclusão na Educação Infantil

Inclusão na Educação Infantil
Elisangela Cristina de Almeida Rosa. RU: 653174
Polo – Cidade Campo largo
Data 11/09/2017



 
 Imagem do Google

Trabalhar a inclusão na Educação Infantil, pode ser um desafio para os professores, como comenta a educadora de um Centro de Educação Infantil, mas é gratificante quando você vê a evolução constante da criança. Na sala do Maternal II, tem uma aluna com deficiência auditiva, e a professora e a intérprete de LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais) se esforçam para promover a integração da aluna nas aulas.    
Logo no início das aulas, quando foi confeccionado o alfabeto para ser exposto na parede da sala de aula, foi colocado ao lado da letra a figura do sinal correspondente a ela em sinal de LIBRAS, as palavras coladas nos objetos da sala como, porta, cadeira, mesa e afins, também foi colocado a figura de LIBRAS que os representavam, também foi feito assim no refeitório dos alunos, com figuras de diversas comidas e seu sinal de LIBRAS  correspondente;
Para as aulas, a educadora prepara muitos recursos visuais para melhorar o entendimento da aluna, usa bastante a televisão e o aparelho de DVD, onde coloca vídeos para crianças que contenham conteúdo visual que a aluna possa interagir juntamente com todos, um dos desenhos é do pingüim Pingu, onde as expressões faciais dos bonecos substituem as palavras, apesar de haver sons de fala, são essas expressões que fazem o entendimento do enredo, sendo um dos preferidos dos alunos daquela sala.
A professora tem ajuda da intérprete de LIBRAS, que explica e auxilia para que a criança, que ainda está em fase de aprender a Linguagem de Sinais, entenda. Em alguns dias a aluna tem aulas em uma escola da cidade que tem uma classe somente com surdos, onde com a mesma é trabalhado a aquisição da linguagem de sinais.
Na conversa com a educadora, ela enfatizou a importância da presença da intérprete de LIBRAS na sala de aula, pois a mesma a auxilia a fazer os planos de aulas no seu período da permanência, trazendo idéias para o uso de recursos tecnológico, entre outros, para melhor interação da criança com os colegas, professora e seu entendimento dos conteúdos da aula. Um dos recursos é grandes livros ilustrados que a educadora usa para contar histórias, pois as figuras de tamanho maior ajuda a  visualização, e com o auxílio da intérprete se torna um momento de interação completo entre os alunos da sala de aula.
A criança tentou usar o aparelho no ouvido, mas não foi adequado para ela, que se recusava a usá-lo. pois trazia desconforto por ser grande demais, não sendo estável na adaptação da orelha da aluna, caindo muitas vezes, e a família não insistiu para que a mesma o usasse e está aguardando a resposta do hospital quanto ao que fazer, sendo que um aparelho menor e moderno seria no entendimento da família, o ideal.
Com os recursos visuais feitos pela educadora e a intérprete, houve, segundo elas, uma melhoria na aquisição da LIBRAS pela aluna, e até entre os outros alunos da sala de aula, que aprenderam a fazer alguns sinais, melhorando a interação entre todos. O uso do aparelho de DVD para a professora é essencial, pois permite que ela grave conteúdos para suas aulas no pen-drive, onde ela procura material que possa ser passado para a turma que contenha conteúdo para a aluna com deficiência auditiva,  como histórias ilustradas, desenhos entre outros.  
Para a professora é importante sempre procurar se atualizar para conhecer métodos que permitam uma interação melhor entre professor/aluno com deficiência, e que as aulas sejam proveitosas para todos.


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