Inclusão na Educação
Infantil
Elisangela
Cristina de Almeida Rosa. RU: 653174
Polo – Cidade Campo largo
Data 11/09/2017
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Trabalhar
a inclusão na Educação Infantil, pode ser um desafio para os professores, como
comenta a educadora de um Centro de Educação Infantil, mas é gratificante
quando você vê a evolução constante da criança. Na sala do Maternal II, tem uma
aluna com deficiência auditiva, e a professora e a intérprete de LIBRAS (
Língua Brasileira de Sinais) se esforçam para promover a integração da aluna
nas aulas.
Logo no início das
aulas, quando foi confeccionado o alfabeto para ser exposto na parede da sala
de aula, foi colocado ao lado da letra a figura do sinal correspondente a ela
em sinal de LIBRAS, as palavras coladas nos objetos da sala como, porta,
cadeira, mesa e afins, também foi colocado a figura de LIBRAS que os
representavam, também foi feito assim no refeitório dos alunos, com figuras de
diversas comidas e seu sinal de LIBRAS
correspondente;
Para as aulas, a
educadora prepara muitos recursos visuais para melhorar o entendimento da
aluna, usa bastante a televisão e o aparelho de DVD, onde coloca vídeos para
crianças que contenham conteúdo visual que a aluna possa interagir juntamente com
todos, um dos desenhos é do pingüim Pingu, onde as expressões faciais dos
bonecos substituem as palavras, apesar de haver sons de fala, são essas
expressões que fazem o entendimento do enredo, sendo um dos preferidos dos
alunos daquela sala.
A professora tem ajuda
da intérprete de LIBRAS, que explica e auxilia para que a criança, que ainda
está em fase de aprender a Linguagem de Sinais, entenda. Em alguns dias a aluna
tem aulas em uma escola da cidade que tem uma classe somente com surdos, onde
com a mesma é trabalhado a aquisição da linguagem de sinais.
Na conversa com a
educadora, ela enfatizou a importância da presença da intérprete de LIBRAS na
sala de aula, pois a mesma a auxilia a fazer os planos de aulas no seu período
da permanência, trazendo idéias para o uso de recursos tecnológico, entre
outros, para melhor interação da criança com os colegas, professora e seu
entendimento dos conteúdos da aula. Um dos recursos é grandes livros ilustrados
que a educadora usa para contar histórias, pois as figuras de tamanho maior
ajuda a visualização, e com o auxílio da
intérprete se torna um momento de interação completo entre os alunos da sala de
aula.
A criança tentou usar o
aparelho no ouvido, mas não foi adequado para ela, que se recusava a usá-lo. pois
trazia desconforto por ser grande demais, não sendo estável na adaptação da
orelha da aluna, caindo muitas vezes, e a família não insistiu para que a mesma
o usasse e está aguardando a resposta do hospital quanto ao que fazer, sendo
que um aparelho menor e moderno seria no entendimento da família, o ideal.
Com os recursos visuais
feitos pela educadora e a intérprete, houve, segundo elas, uma melhoria na
aquisição da LIBRAS pela aluna, e até entre os outros alunos da sala de aula,
que aprenderam a fazer alguns sinais, melhorando a interação entre todos. O uso
do aparelho de DVD para a professora é essencial, pois permite que ela grave
conteúdos para suas aulas no pen-drive, onde ela procura material que possa ser
passado para a turma que contenha conteúdo para a aluna com deficiência
auditiva, como histórias ilustradas,
desenhos entre outros.
Para a professora é
importante sempre procurar se atualizar para conhecer métodos que permitam uma
interação melhor entre professor/aluno com deficiência, e que as aulas sejam
proveitosas para todos.
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